Como limpar a parte interna de um bloco de motor?

Escrito por amelia allonsy | Traduzido por marcela machado
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Como limpar a parte interna de um bloco de motor?
A parte interna do bloco do motor pode precisar ser limpa caso tenha acumulado poeira e lama (Auto Engine image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

Se o motor de seu carro acumulou poeira, lama e graxa ao longo dos anos, pode ser necessário limpar a parte interna do bloco do motor. Sem uma limpeza adequada, esse acúmulo pode danificar os rolamentos do eixo de came, os rolamentos do virabrequim e os tuchos hidráulicos. Ele também pode bloquear os depósitos de óleo, restringindo o acesso de óleo às partes essenciais de seu motor. Limpar a parte interna do bloco do motor é uma tarefa difícil que deve ser realizada após remover o motor do carro e colocá-lo sobre uma mesa adequada. Após limpar e reinstalar a peça em seu carro, você verá melhorias no seu desempenho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Mesa para reparo de motor
  • Lavadora elétrica ou mangueira com bico pulverizador
  • Desengraxante de motor
  • Escova de cerdas duras
  • Produto de limpeza para peças de freio
  • Sabão em pó
  • Panos de limpeza
  • Spray de óleo lubrificante
  • Compressor de ar
  • Fluido de transmissão automática
  • Óleo de motor
  • Saco plástico

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Instruções

  1. 1

    Coloque o motor sobre uma mesa adequada para reparo e conecte a lavadora elétrica ou a mangueira em uma fonte de água quente.

  2. 2

    Aplique o desengraxante de motor pulverizando-o sobre o bloco e deixando-o descansar durante o período designado no rótulo do produto.

  3. 3

    Com uma escova de cerdas duras, solte a poeira e sujeita acumulada no bloco do motor. Pulverize o produto de limpeza para peças de freio nos depósitos de óleo, nos furos do motor, nos furos dos tuchos hidráulicos e nos furos dos cilindros, a fim de remover a graxa acumulada.

  4. 4

    Escove o bloco do motor com a escova de cerdas duras, sabão em pó e água quente, mantendo um fluxo constante de água sobre o motor para impedir a sua oxidação. Use panos macios para limpar os furos dos cilindros e escovas menores para limpar os furos dos tuchos e os depósitos de óleo.

  5. 5

    Enxágue todo o sabão do bloco do motor e, imediatamente, faça o revestimento de todas as superfícies interiores e exteriores do bloco do motor com um spray de óleo lubrificante para impedir o processo de oxidação. Pulverize o interior do bloco, os furos dos cilindros, os furos dos tuchos hidráulicos, os depósitos de óleo, os suportes do mancal e as áreas de contato.

  6. 6

    Seque as partes internas e externas do bloco pulverizando-as com o compressor de ar. Aplique outra camada de revestimento com o spray de óleo lubrificante.

  7. 7

    Aplique o fluido de transmissão automática em papel toalha e esfregue-o nos fundos dos cilindros para limpá-los. Repita o processo até que toda a poeira e sujeira sejam removidas. Faça o revestimento dos furos dos cilindros com óleo de motor limpo e cubra o bloco do motor com um saco plástico até que esteja pronto para pintura e montagem.

Dicas & Advertências

  • O processo de limpeza pode precisar ser repetido duas ou três vezes até que toda a graxa e sujeira acumulada tenham sido removidas.
  • Uma lavadora elétrica pode ser mais eficaz na remoção de sujeira e pode reduzir o número de tentativas necessárias para limpar o motor.
  • Essa tarefa pode exigir duas pessoas.
  • Evite utilizar abrasivos fortes, como lixas e lã de aço, que podem danificar as superfícies das máquinas.
  • Sempre utilize óculos de segurança e luvas de borracha para evitar o contato com produtos químicos.

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