Mais
×

Como limpar o pó de uma lâmpada fluorescente quebrada

Atualizado em 23 março, 2017

Apesar das lâmpadas fluorescentes serem mais eficientes no uso da energia do que as incandescentes, elas contêm mercúrio e outras substâncias que são perigosas para a saúde humana e animal. Por esta razão, um procedimento de limpeza específico é necessário, se você quebrar uma lâmpada fluorescente comum ou uma compacta. Não seguir o procedimento de limpeza adequado pode gerar um efeito adverso sobre a sua saúde, especialmente se você respirar qualquer pó delas.

Instruções

Você deve seguir o procedimento de limpeza adequado ao quebrar uma lâmpada fluorescente (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Após quebrar a lâmpada fluorescente, abra uma janela do cômodo imediatamente e deixe a área por aproximadamente 30 minutos.

  2. Coloque luvas e uma máscara de proteção contra poeira e volte para o quarto. Retire uma tira de sua fita adesiva ou crepe. Coloque a fita contra os fragmentos quebrados e o pó da lâmpada no chão, com o lado adesivo para baixo. Retire a fita e descarte-a imediatamente. Repita esse processo até retirar todos os fragmentos de vidro.

  3. Molhe várias toalhas de papel e dobre-as em um grande quadrado. Limpe o chão bem para remover qualquer pó restante. Jogue fora as toalhas de papel molhadas. Repita o processo até remover todo o pó.

Dicas

  • Se não for possível limpar todo o pó com a fita e o papel-toalha molhado, você pode usar um aspirador de pó, mas faça com cuidado. Use uma máscara contra poeira e garanta que a casa esteja vazia. Aspire a área afetada e elimine imediatamente a bolsa, ou esvazie o recipiente. Abra as janelas e deixe a casa por cerca de 30 minutos.

O que você precisa

  • Luvas
  • Máscara de poeira
  • Fita adesiva ou fita crepe
  • Toalhas de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article