Mais
×

Como limpar e lubrificar um relógio de corda antigo

Atualizado em 17 abril, 2017

Relógios de corda antigos são um pedaço da história de um tempo antes da automação e eletricidade. Feitos de latão fino e mecanismos de roda intrincados, esses relógios devem ser limpos pelo menos uma vez por semana para continuar funcionando corretamente. À medida que as rodas se movem dentro dele, eles podem se tornar cobertos de poeira que deixam o relógio lento. Limpar e lubrificar o relógio em intervalos regulares são partes essenciais da manutenção dele.

Instruções

Relógios devem ser espanados uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Use um espanador para limpar a parte externa do relógio uma vez por semana para evitar o acúmulo de poeira e sujeira.

  2. Use uma lata de ar comprimido ou um aspirador com uma escova macia para limpar a superfície do interior do relógio para uma limpeza mais profunda. O sopro e a sucção irão ajudar a remover poeiras e detritos presos em espaços apertados dentro das partes móveis do relógio.

  3. Retire o pêndulo. Não fazer isso pode resultar em danos no mecanismo interno que controla o pêndulo.

  4. Dê corda na mola principal enquanto lubrifica o relógio. Descontraia as bobinas das molas e, em seguida, coloque uma mola limpa no enrolador de mola e escove um pouco de óleo na superfície.

  5. Aplique uma camada fina de óleo para relógio em qualquer parte que gire 360 graus; isto inclui os ponteiros. Use óleo sintético, e não lubrificantes feitos para outro itens, uma vez que estes óleos podem danificar seu item. Lubrifique o relógio uma vez a cada dois anos.

Dicas

  • Dê corda em seu relógio a cada cinco ou seis dias.

Aviso

  • Nunca aplique óleo entre pontos de contato, em dentes de engrenagem ou entre as rodas.

O que você precisa

  • Spray de ar comprimido
  • Espanador
  • Óleo para relógios
  • Palitos de dentes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article