Como limpar manchas de marcador permanente

Escrito por judy prather | Traduzido por mariana munhoz
Como limpar manchas de marcador permanente
Manchas de marcador permanente podem ser removidas de quadros-branco (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Não importa se você tem um artista empolgado em casa ou se um marcador permanente sem tampa foi parar no bolso de uma camisa, acidentes acontecem. De qualquer maneira, você pode acabar com uma mancha quase impossível de se lidar. Dependendo da superfície manchada, existem diversos produtos que irão remover de maneira efetiva as manchas de marcadores permanentes. No entanto, sempre faça um teste em uma área escondida antes da limpeza, para garantir que você não vai piorar a situação. Infelizmente, nem sempre esses métodos funcionam e, em alguns casos, o marcador permanente é permanente de verdade.

Roupas

O álcool líquido e o spray de cabelo (laquê) são ferramentas eficazes na remoção de manchas de marcador permanente nas roupas. Faça a limpeza do tecido o mais rápido possível. Umedeça a mancha com o removedor escolhido e use um papel-toalha branco para pressionar e sugar a mancha. A tinta dos papéis-toalha decorados pode acabar manchado mais o tecido. Se a tinta não estiver sendo absorvida pelo papel, pare pois você pode estar forçando ela ainda mais nas fibras do tecido. Coloque o lado manchado do tecido por cima de várias camadas de papel-toalha. Derrame álcool líquido na parte de trás da área manchada, forçando a saída da tinta. O álcool líquido também pode ser usado para remover manchas de marcador permanente de carpetes e cortinas.

Madeira

Antes de usar qualquer produto químico no seu piso ou em móveis de madeira, tente usar uma borracha branca simples. Se a borracha não funcionar, espalhe pasta de dente por cima da mancha -- de preferência, use uma pasta simples branca.Deixe a pasta de dente agir por cinco minutos e remova-a com um pano úmido. Se você não quiser usar pasta de dente, substitua por uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água.

Paredes

Geralmente, é mais fácil de se remover manchas de marcador permanente de paredes pintadas com tintas com acabamento de brilho ou semi-brilho. A tinta do marcador é sugada em superfícies de acabamento fosco, deixando a remoção da mancha muito mais difícil -- se não impossível. Comece usando um limpador comercial. Esses produtos são fabricados para a remoção de manchas difíceis sem causar danos à superfície. Se isso não funcionar, tente usando WD-40 em spray ou um spray de laquê na superfície manchada. Esfregue a área com uma escova de dentes e enxague. Se nada der certo, você pode usar um removedor de esmaltes -- mas lembre-se de que ele pode danificar a pintura.

Quadro-branco

A remoção de manchas de marcador permanente em quadros-branco é relativamente simples. Pinte por cima das manchas com uma caneta para quadro-branco. Use um pano macio ou um apagador para remover as marcas. Repita conforme necessário. Limpe o quadro com um limpador de quadros-branco ou de vidro para remover as manchas restantes. Esse método também pode ser usado em outras superfícies não-porosas, como vidro, plastico e alguns metais.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível