Mais
×

Como limpar as manchas de rejunte mais difíceis de sair

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O rejunte da cerâmica pode mofar e manchar facilmente, principalmente no banheiro onde o rejunte branco costuma ficar cinza, marrom e até mesmo preto. Algumas manchas podem ser removidas com produtos suaves, principalmente se forem recentes, mas outras exigem mais tempo, esforços concentrados e produtos abrasivos. Se não houver selante no rejunte, o processo de remoção da mancha pode ser ainda mais trabalhoso. Vários produtos podem ser usados para limpar o piso ou as manchas no rejunte do banheiro, incluindo substâncias industrializadas e caseiras.

Instruções

Saiba como limpar manchas em rejuntes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Prepare uma pasta com três partes de bicarbonato de sódio e uma de água. Aplique a pasta no rejunte e deixe agir até secar, depois esfregue com escova e água limpa.

  2. Utilize alvejante. Misture uma parte do produto em três partes de água e coloque a substância em um borrifador. Pulverize a mistura sobre as manchas e esfregue com uma escova ou escova de dentes de cerdas duras. Deixe a solução agir por cinco minutos e, em seguida, lave bem. Para as manchas menos escuras, misture uma parte de alvejante em dez de água.

  3. Utilize um limpador para cerâmica. Esfregue o produto no rejunte utilizando uma escova de dentes de cerdas duras e deixe agir por dois minutos. Lave a escova e use-a com água para esfregar o rejunte até limpá-lo.

  4. Misture uma parte de vinagre branco com uma de água. Borrife a mistura no rejunte, deixe agir por cerca de cinco minutos e lave com água limpa em seguida.

  5. Despeje o vinagre em um vidro e coloque um pedaço de fio de cobre dentro, deixando descansar por dois dias. Despeje o vinagre em um borrifador e pulverize as manchas, depois enxugue as paredes. "O cobre mata os fungos e a pequena quantidade desse metal que dissolveu no vinagre evitará que o mofo retorne", é o que afirma Ellen Sandbeck em seu livro "Green Housekeeping".

  6. Misture o borato de sódio na água até obter uma pasta e aplique-a sobre o rejunte com uma escova de dentes. No caso de mofo resistente, deixe a pasta na parede por dois dias e, depois disso, aspire-a com um aspirador de pó.

  7. Esfregue a mancha do rejunte com pasta de dentes e uma escova. No livro "Haley's Hints", os autores Graham e Rosemary Haley afirmam que a pedra-pomes da pasta de dente é suficientemente abrasiva para limpar a mancha.

Dicas

  • Se a mancha continuar depois de tentar todos estes métodos de limpeza, considere tingir o rejunte com uma cor mais escura para escondê-la, utilizando um corante específico. Essa pode ser a melhor solução para manchas de ferrugem.

Aviso

  • Jogue fora as escovas de dente velhas. Usá-las na limpeza espalhará os germes dos dentes.

O que você precisa

  • Bicarbonato de sódio
  • Alvejante
  • Limpador de cerâmica
  • Vinagre branco
  • Fio de cobre
  • Borato de sódio
  • Pasta de dente
  • Água
  • Escova
  • Escova de dentes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article