Mais
×

Como limpar uma máquina de café expresso com ácido cítrico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma parte importante da preparação de uma bebida expressa deliciosa e satisfatória está na utilização de uma máquina de café expresso limpa. Algumas máquinas desse tipo exibirão sinais quando precisarem de limpeza com um indicador luminoso, em outros casos você perceberá que o gosto do café já não está tão bom. Em qualquer caso, a limpeza de sua máquina de café expresso com produtos naturais, como o ácido cítrico, é boa para a máquina e para a bebida expressa, o que também significa que é boa para você.

Instruções

Uma parte importante da preparação de uma bebida expressa deliciosa e satisfatória está na utilização de uma máquina de café expresso limpa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue a máquina de café expresso e retire-a da tomada antes de começar a limpá-la. É recomendável limpar e descalcificar a sua máquina de café expresso com ácido cítrico a cada três a seis meses, dependendo da dureza da água que você estiver utilizando nela.

  2. Misture 1 ou 2 colheres de chá de ácido cítrico com 1 litro de água.

  3. Coloque a solução de ácido cítrico sobre o reservatório da máquina de café expresso e ligue-a por cerca 30 minutos. Use uma quantidade adequada da solução e não transborde o reservatório.

  4. Esvazie completamente o tanque e encha o reservatório da máquina de café expresso com água. Passe a água limpa através da máquina. Você provavelmente precisará passar dois reservatórios cheios de água pela máquina para obter a limpeza desejada e remover todos os resíduos de ácido cítrico.

  5. Prepare pelo menos 1 xícara de café expresso e descarte-o. A sua máquina de café expresso agora deve estar limpa e pronta para fazer um bom trabalho.

  6. Use uma faixa de pH para verificar o grau de dureza da água ou para verificar se toda a solução de ácido cítrico foi removida.

Dicas

  • Além de limpar a sua máquina de café expresso com ácido cítrico a cada poucos meses, você também deve executar regularmente a manutenção dela, limpando-a com um pano úmido após cada utilização para remover qualquer pó de café seco e leite.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article