Como limpar o microfone vocal

Escrito por robin stephenson | Traduzido por jaqueline santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar o microfone vocal
O clip de tela pop pode ajudar tanto na baixa frequência de pop e nos silvos de alta frequência (Comstock/Comstock/Getty Images)

Embora a sensibilidade dos microfones vocais seja ideal para capturar ondas das vozes humanas, a desvantagem é que também pegam qualquer ruído no espaço de gravação, qualquer estrondo por parte do vocalista ofegante ou do piso de madeira vibrando. Muitas vezes o microfone solta um irritante chiado com alta frequência que pode estragar uma gravação que seria de boa qualidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Sessão 1

  1. 1

    Procure eliminar qualquer fonte não técnica de chiado no espaço de gravação. Verifique se há ventiladores com ruído. Geladeiras e aparelhos de ar devem ser desligados durante a gravação. A remoção da fonte de silvo antes do início da gravação é sempre mais fácil de tentar resolver do que deixar o problema para depois.

  2. 2

    Conecte seu microfone em um pré-amplificador externo e ligue o mesmo na entrada do gravador. Pode ser que você tenha uma placa de som de alta qualidade instalada no computador, mas ligar diretamente na entrada do microfone do seu computador irá gerar ruídos exagerados.

  3. 3

    Experimente o controle de ganho no pré-amplificador para manter o nível de entrada ideal. Tente permanecer com o sinal no máximo possível, sem cortes. Caso o LED indicador pisque, o sinal cai e a informação digital fica perdida. Neste caso, reduza gradativamente o ganho até parar de piscar, não reduza tudo, pois quando aumentar para ouvir a faixa gravada, vai passar todo o ruído do ambiente também, resultando em um silvo mais audível.

  4. 4

    Afaste o microfone do computador e coloque-o em um suporte no chão. Os computadores emitem muito barulho e caso o microfone esteja em cima da mesa ou perto do computador, há possibilidade de captar o chiado da ventoinha.

  5. 5

    Ajuste a altura do pedestal do microfone para que este fique direto na boca do cantor com uma distância de 15 a 30 cm. Rode o microfone até que saia um pouco fora do eixo, permitindo que a voz do cantor não atinja diretamente o diafragma do microfone. Isso reduz o barulho e oferece uma gravação mais limpa, sem chiados.

  6. 6

    Anexe uma tela pop para o pedestal do microfone. Além de ajudar a ter um nível vocal mais suave mantendo a boca a uma distância mais adequada do microfone, esta telha de malha circular evita sons explosivos (pop), e também o chiado mais assoprado.

  7. 7

    Use a equalização (EQ) que são controles informatizados para controlar a frequência onde fica o silvo. Cortar todas as frequências altas ajuda a limpar os chiados, mas também pode perder a voz do som, por isso é importante um toque de luz e um pouco de experimentação. As altas frequências encontradas na faixa de 16K a 20K não afetam muito na gravação e apenas dão a estas um pouco de "ar", então removê-las pode ajudar a aliviar o problema.

  8. 8

    Use uma saída de ruído para ajudar na faixa vocal. Tanto em um dispositivo do computador quanto em uma conexão do programa, uma saída de ruído irá eliminar qualquer barulho entre as frases vocais. O assovio pode ainda estar na pista vocal, mas já que o chiado é mais óbvio nos espaços tranquilos entre as frases, o silenciamento da saída de ruído vai processar tudo de forma mais imperceptível.

Dicas & Advertências

  • Use conectores balanceados e um cabo de áudio blindado quando ligar o microfone. Eles tendem a ser mais silenciosos do que os cabos desequilibrados e não blindados. Mantenha os cabos do microfone longe dos outros. Caso eles se cruzem, mantenha os ângulos retos para minimizar a interferência.
  • Não use lâmpadas fluorescentes perto da configuração de gravação. Essas lâmpadas podem emitir ruído de alta frequência, que é então capturado pelo gravador. Caso a gravação seja em um laptop, não use um microfone embutido; ele também vai pegar o barulho feito pelo computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível