Mais
×

Como limpar moedas de prata por meio da eletrólise reversa

A eletrólise reversa é uma forma de limpeza e preservação de moedas de prata. Ela envolve a utilização de uma pequena corrente elétrica e a imersão da moeda em uma solução líquida para desalojar as camadas de terra e a corrosão do metal. Se você suspeitar que a moeda tem qualquer valor numismático ou de coleção, não limpe-a. Procure um conservacionista profissional para fazê-lo por você. Para os colecionadores, uma moeda mal limpa vale muito menos do que uma moeda suja em estado original.

Instruções

Se você suspeitar que a moeda tem qualquer valor numismático ou de coleção, não limpe-a (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

    Limpando moedas de prata

  1. Escolha um adaptador de energia AC/DC, de 9, 12 ou 18 volts de um item eletrônico antigo. Corte o pequeno plugue que conecta o equipamento eletrônico (não o plugue grande que é conectado à parede) com uma tesoura e puxe os dois fios separados a cerca de 15 cm. Com descascadores de fios, tire as extremidades de modo que 2,5 cm dos fios estejam descobertos.

  2. Escolha um clipe jacaré de aço inoxidável que contenha parafusos para a fixação de fios. Anexe um clipe a cada fio desencapado no adaptador de energia.

  3. Encha um copo de 480 ml com água destilada fria. Adicione uma colher de chá de sal e mexa até dissolver. Adicione algumas gotas de suco de limão concentrado para uma condutividade melhor, se desejar.

  4. Teste os fios com o aparelho de teste para determinar qual a ligação positiva e qual é a negativa. Ligue o fio positivo e o clipe de jacaré à colher de aço inoxidável e o fio negativo e o clipe de jacaré à moeda. Talvez seja necessário desbastar alguma corrosão na moeda para chegar ao baixo metal desencapado para garantir um bom contato.

  5. Coloque a colher de aço inoxidável no copo de água. Ligue o adaptador a uma tomada de parede.

  6. Mergulhe a moeda na água até que ela esteja completamente coberta. Não deixe que ela toque a colher.

  7. Preste atenção à moeda, que começará a borbulhar e efervescer geralmente dentro de alguns segundos. Note que a água fica turva e suja e a solução começará a exalar um odor desagradável.

  8. Aguarde cinco minutos para uma moeda muito suja ser limpa. As moedas menos incrustadas podem ficar limpas antes, então verifique ocasionalmente removendo a moeda da solução.

  9. Desligue o aparelho quando a moeda estiver limpa.

  10. Lave a moeda sob água corrente quente para desalojar e remover qualquer solução e eliminar a sujeira.

Dicas

  • Se você não tem um aparelho de teste para testar os fios positivos e negativos, prenda os fios à colher e à moeda e insira na solução. Se a colher começa a borbulhar e efervescer, eles estão conectados inadequadamente. Basta ligar os clipes de jacaré nos itens.
  • Depois de saber qual é o fio negativo e ligá-lo à moeda, dê um nó frouxo ou marque-o com uma marca que você reconhecerá para referência futura.

Aviso

  • Não é aconselhável limpar moedas de prata que possam ter valor numismático significativo. Se o fizer, reduzirá consideravelmente o valor das moedas de prata colecionáveis.

O que você precisa

  • Copo de 480 ml
  • Fonte de alimentação AC/DC de até 18 volts
  • Tesoura ou cortador de fios/tiras
  • Dois clipes de jacaré de aço inoxidável
  • Colher de chá de aço inoxidável
  • Água destilada
  • Sal de mesa
  • Suco de limão concentrado
  • Teste de voltagem/metros (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article