×
Loading ...

Como limpar o motor de um ventilador de teto por dentro

Um ventilador de teto é uma melhoria que pode ajudar a refrescar a sua casa. Embora seja incapaz de desumidificar, o ventilador de teto simula o vento soprando em sua pele e usa menos energia que um ar condicionado. A Agência de proteção ambiental recomenda desligar o ventilador quando deixar o cômodo, porque os efeitos refrescantes estão presentes só se você estiver na sala. Manter o ventilador limpo aumentará sua vida útil e preservará sua saúde. Conforme o ventilador gira, ele espalha alérgenos, como poeira e caspa de animais, através do ar, daí a importância de mantê-lo sempre limpo.

Instruções

Aspire cada orifício em volta da caixa que envolve o motor (Close-up of ceiling fan image by jeanniner9 from Fotolia.com)
  1. Desligue o ventilador e a luz, se necessário. Coloque jornais, toalhas ou um lençol no chão em baixo do ventilador de teto. Certifique-se de que a área esteja livre de móveis, especialmente móveis estofados e eletrônicos.

    Loading...
  2. Ponha a escada debaixo do ventilador. Assegure-se de que esteja firme. Uma escada bamba pode levá-lo a cair e possivelmente se machucar. Ponha os óculos de proteção.

  3. Use um limpador de superfícies e panos de limpeza para limpar o topo da pás e o globo ou globos de luz . Evite limpar dentro do compartimento do motor. Limpe o fundo das pás por último. Limpar essas áreas reduz a chance de você estar colocando mais sujeira dentro do motor do que tirando.

  4. Anexe a mangueira e a ferramenta para fendas no aspirador de pó. Aspire ao redor das aberturas do compartimento do motor. Mova-o deliberadamente. Se mover muito rapidamente, você será incapaz de puxar o máximo de sujeira e poeira possíveis da caixa do motor. Você também poderá arranhar ou amassar a tampa.

  5. Examine a tampa do motor para ver se pode remover ou deslizá-la. Se você puder, desligue o disjuntor controlando a energia do ventilador. Limpe o motor com a escova de poeira. Recoloque a tampa de volta cuidadosamente.

  6. Use uma lata de ar comprimido para jatear através de cada um dos furos do compartimento se for incapaz de remover a tampa. Esse passo é importante se você vive em uma área poluída ou sofre de alergias ou asma.

  7. Borrife seu limpador em um pano limpo e esfregue o ventilador para remover toda poeira leve que pode ter voado do motor.

  8. Enrole as toalhas ou o lençol com a poeira e sujeira. Vá para fora e sacuda-os para tirá-las. Coloque os panos e tolhas ou o lençol na máquina de lavar. Se usou jornais, junte-os atentamente. Manejá-los de maneira descuidada pode liberar poeira no ar.

Loading...

Dicas

  • Limpar a poeira com um limpador ao invés de limpar a seco reduz a dissipação de partículas em 93%.

Aviso

  • Se seu ventilador ainda estiver na garantia, deixe a tampa no lugar, a menos que nela for dito especificamente que pode removê-la.

O que você precisa

  • Escada de mão
  • Óculos protetores
  • Limpador de superfícies
  • Pano de limpeza
  • Aspirador de pó com conexão para fendas
  • Ar comprimido
  • Escova para poeira

Referências

Loading ...
Loading ...