Mais
×

Como limpar o óleo de motor derramado na garagem

Atualizado em 20 julho, 2017

Os derramamentos de óleo no chão da garagem não são apenas feios, como também podem ser perigosos para os animais de estimação e para as crianças. Solas de sapato manchadas com o óleo podem formar pegadas por toda a casa, arruinando carpetes ou se espalhando nos pedais do automóvel enquanto estiver dirigindo. Grandes vazamentos podem escorrer para bueiros, podendo contaminar o abastecimento de água. Limpar os vazamentos de óleo assim que eles acontecem ajuda a diminuir esses riscos além de manter a garagem arrumada e limpa.

Instruções

Limpe os derramamentos de óleo imediatamente (Garage image by Angelika Bentin from Fotolia.com)
  1. Cerque o vazamento com areia ou serragem para prevenir que o óleo se espalhe. Cubra a mancha de óleo com o restante da areia ou serragem e deixe repousar durante a noite para que possa absorver o óleo. Alerte os outros membros da família para não utilizarem a garagem.

  2. Retire a areia utilizando uma pá de lixo e uma vassoura de quintal e descarte-a em um saco de lixo. Elimine o saco conforme as leis locais que se referem ao descarte de óleo. Muitos lugares possuem políticas sobre os resíduos perigosos e não permitem que o óleo de motor usado seja descartado no lixo comum.

  3. Lave o restante da mancha de óleo com sabão líquido e um pouco de água. Esfregue a área utilizando um esfregão com cerdas de náilon, pois escovões de aço podem danificar a camada superficial do concreto. Utilize um pano para secar a superfície limpa.

Dicas

  • Toalhas de banho antigas podem ser utilizadas para absorver o óleo caso não tenha areia ou serragem.
  • Borrife um removedor de gordura em manchas de óleos persistentes.

O que você precisa

  • Areia ou serragem
  • Vassoura de quintal
  • Esfregão com cerdas de náilon
  • Sabão líquido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article