Mais
×

Como limpar a orelha de um cão Shih-Tzu

A orelhas caídas com pelos do Shih-Tzu dão uma aparência luxuosa, mas também tornam o processo de limpeza um desafio. O pelo geralmente cresce nas extremidades do canal da orelha, o que pode produzir uma atmosfera úmida que gera bactérias e infecções fúngicas, diz a autora do livro "Shih-Tzus", Sharon Valderlip. Na maioria dos casos, limpar duas vezes por mês é suficiente, mas essa raça possui uma história de infecções na orelha ou cera excessiva, então talvez seja necessário limpar as orelhas semanalmente. Sempre inspecione a orelha do animal antes de limpar. Caso note vermelhidão, inchaço ou odores fortes, marque uma consulta com o veterinário imediatamente, pois esses sinais podem indicar uma séria infecção na orelha.

Instruções

O pelo do Shih-Tzu torna essencial limpezas regulares nas orelhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque seu Shih-Tzu em uma superfície elevada e firme, como uma mesa ou balcão. Peça para um ajudante segurar o cachorro no torso e peito. Levante uma orelha e aplique um pouco de limpador de orelha canina no canal da orelha. Abaixe a orelha e converse calmamente com o cachorro enquanto esfrega gentilmente a orelha fazendo um movimento circular por 30 a 60 segundos.

  2. Levante a orelha e coloque um pano de algodão macio no canal da orelha, passando gentilmente contra as partes expostas do canal da orelha para remover a cera molhada e sujeira. Continue falando com seu cachorro para acalmá-lo enquanto faz a limpeza.

  3. Examine a orelha para ter certeza de que removeu toda a sujeira da parte visível do canal. Caso veja sujeira nas curvas difíceis de alcançar, coloque um pouco do limpador de orelhas em um copo de papel e molhe uma extremidade de um cotonete diretamente no líquido. Passe o cotonete nas curvas da orelha para remover a sujeira restante, tomando cuidado para passar apenas na extremidade de fora do canal auditivo.

  4. Molhe um algodão na solução de limpeza. Esfregue dentro da orelha para remover qualquer sujeira restante. Solte a orelha por alguns minutos até ela secar. Repita o processo de limpeza na outra orelha.

Dicas

  • Também chamado de limpador ótico, os limpadores de orelha líquidos geralmente contém ácido málico, ácido salicílico e ácido benzóico para ajudar a amolecer a cera. É possível comprar em lojas de animais online com fórmulas sem álcool e não-irritantes.
  • Caso deseje, aplique um pouco de pó para ouvido canino em cada orelha antes de limpar para manter o canal seco. Além disso, o pó também contém ingredientes anticépticos que ajudam a prevenir o crescimento de bactérias e fungo, um problema comum em Shih-Tzus.

Aviso

  • Nunca coloque o cotonete muito fundo no canal da orelha do seu Shih-Tzu, pois isso pode machucar a pele sensível do canal auditivo.

O que você precisa

  • Mesa ou balcão
  • Limpador líquido de orelha canina
  • Pano de algodão macio
  • Copo de papel
  • Cotonete com ponta de algodão
  • Algodão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article