×
Loading ...

Como limpar as orelhas de um shar-pei

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O shar-pei é uma raça canina chinesa que ficou popular por toda idade moderna. Os donos desses animais os escolhem por causa do seu visual, tamanho e personalidade, mas devem ficar atentos ao investimento de dinheiro e tempo que será necessário para criar com saúde um shar-pei bem comportado, já que essa raça não tem uma manutenção fácil. A limpeza de orelhas é importante para todos os tipos de cachorros e, particularmente, a raça em questão. Seus canais auriculares são muito pequenos para que um veterinário examine facilmente. Com a higienização adequada, os riscos de infecção reduzirão.

Instruções

A raça chinesa shar-pei é um cão todo enrugado com pequenas orelhas (sharpei image by david bruyer from Fotolia.com)
  1. Limpe as orelhas do seu cão frequentemente. Isso significa uma vez a cada duas semanas. A pequena e única forma delas requer que o dono seja particularmente atento no que tange à manutenção desse órgão. Os shar-peis são suscetíveis a infecções auriculares e ácaros.

    Loading...
  2. Use um limpador auricular que seja recomendado pelo seu veterinário. Leia as instruções e siga as dosagens indicadas na embalagem. As orelhas do shar-pei são muito pequenas. Durante o processo de limpeza, mantenha essa informação em mente.

  3. Deite o animal e use um conta gotas para aplicar a solução de limpeza. Uma vez penetrada, deixe que o próprio cão sacuda o líquido. Antes, coloque-o para fora, para que a sua casa não fique molhada.

  4. Use uma bola de algodão (ou um cotonete) para limpar a orelha. Não tente penetrar nos ouvidos. Você já limpou o canal auricular com a solução. Colocar algo insalubre ali pode causar infecção. Limpe todas as dobras externas com a solução de limpeza. Colete toda a cera com o cotonete e jogue fora.

  5. Durante o banho, não deixe que a água entre no ouvido. Isso causará irritação, fazendo com que o cão se chacoalhe, dificultando esse momento. A umidade presa dentro do canal auricular pode causar infecções doloridas. A maioria dos donos lavam seus animais, limpam as orelhas e cortam as unhas de uma vez. O shar-pei não precisa de banhos tão regulares como necessitam de limpezas de orelha. O exagero resulta no ressecamento de pele e em uma pelagem sem brilho.

  6. Banhe seu cão uma vez por mês. Limpe suas orelhas durante o banho e uma ou duas vezes entre as lavagens. Se você notar um grande acúmulo de cera, repita o processo de limpeza.

Loading...

O que você precisa

  • Solução para limpeza auricular
  • Conta gotas
  • Cotonetes

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...