Como limpar uma pintura antiga

Escrito por ehow contributor | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar uma pintura antiga
Limpando uma pintura antiga

A beleza de um quadro antigo será visto por futuras gerações, mas dependendo da forma como a pintura é cuidada, mantida e limpa. Não há, na verdade, nenhuma maneira perfeitamente segura para limpar uma pintura antiga, e a limpeza ou restauração requer extremo detalhe, experiência e muita paciência.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Confie apenas em um restaurador de pinturas antigas experiente para limpeza de uma dessas pinturas. Se a pintura é de qualidade de museu, as referências devem ser feitas e verificados antes de quaisquer acordos serem feitos para iniciar o processo. Mesmo um especialista nesta área vai passar por uma etapa de tentativa e erro para determinar no que a pintura consiste, qual o tipo de óleo, tintas de água, cores vegetais, líquidos e resinas podem ter sido misturados. O objetivo é remover cuidadosamente a sujeira, sem perturbar os pigmentos reais da pintura.

  2. 2

    Decida se você quer tentar limpar a pintura antiga por conta própria. Pode não ser de qualidade do museu ou não ter idade determinada. Se assim for, tome cuidado e cautela. Tire a pintura da moldura. Verifique a superfície da tela para ver se ela tem uma superfície firme que não vai causar rachaduras. Isso precisa de um exame minucioso, mais do que apenas um olhar sobre o visual normal. Se a superfície parece normal, então teste um ponto extremamente minúsculo com sabão muito suave e água, limpando com um pano limpo e macio. Não mergulhe uma pintura em água e não a esfregue. Este é um processo lento se for feito corretamente. Deixe a pintura secar naturalmente em um ambiente fresco e seco, longe da luz direta do sol por vários dias antes de emoldurar novamente. Este método pode ser útil para limpar uma pintura antiga que tem apenas um acúmulo de pó, sujeira, ou poeira doméstica.

  3. 3

    Remova o verniz que ficou escuro com o passar do tempo ou com o acúmulo de sujeira. Isto é muito mais difícil de ser feito. Deixe este processo a um restaurador especialista em limpeza de pinturas antigas. Ele irá determinar como ou se o verniz pode ser removido para limpeza e restauração da pintura, sem perturbar os pigmentos reais da obra. Mais uma vez, uma pequena área será testada com um solvente antes de remover o verniz lenta e cuidadosamente do resto do quadro antigo.

  4. 4

    Use uma mistura de aguarrás e álcool, metade de cada, e limpe delicadamente com um pano limpo, de forma cautelosa, para limpar uma boa porcentagem das pinturas antigas. Esta mistura irá remover o verniz. Encontre o equilíbrio certo entre o álcool e aguarrás antes de limpar rapidamente a sua pintura. O álcool é o solvente e a aguarrás é usada como o agente retardatário da sua mistura, adicione mais ou menos de cada um para obter o equilíbrio correto. Verifique o seu pano após cada passada e se a cor da tinta estiver saindo, em seguida, adicione um pouco mais de terebintina. Permita que a pintura seque naturalmente por vários dias em uma sala fria e seco, longe da luz solar direta.

  5. 5

    Aplique uma demão de verniz de aroeira (verifique com uma loja de artigos de arte) na pintura. Trata-se de um verniz solúvel, que pode ser removido mais facilmente no futuro para uma limpeza extensiva ou restauração. Esta nova camada de verniz deve ser deixada secar completamente, de acordo com as instruções do produto usado, mas, pelo menos, por uma semana antes de emoldurar novamente.

Dicas & Advertências

  • Seja paciente ao limpar uma pintura antiga.
  • Use a aguarrás ou outro agente de limpeza em uma área bem ventilada. Tenha cuidado para que não toque em outras superfícies ou olhos. Lave suas mãos cuidadosamente antes de tocar a pintura e imediatamente após o uso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível