×
Loading ...

Como limpar uma placa de circuito impresso enferrujada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma placa de circuito impresso pode ficar suja com o passar do tempo. Embora a ferrugem possa significar que ela não é mais útil, sempre vale a pena tentar repará-la. Para restaurar a sua placa, será preciso remover toda a corrosão e ferrugem da área. Fazendo isso corretamente, você poderá salvá-la e usá-la por mais tempo.

Instruções

Placas de circuito impresso devem ser limpas antes de reutilizadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Com uma lata de ar comprimido, limpe toda sujeira e poeira visíveis na placa. Segurando a lata a poucos centímetros do painel, pulverize o ar sobre a superfície, de um lado para o outro, até limpá-lo completamente.

    Loading...
  2. Desligue a placa e verifique se não há outras conexões elétricas em execução. Despeje uma pequena quantidade de álcool etílico em uma tigela e mergulhe uma escova de dentes nela. Deixe-a de molho por um minuto, para que absorva o máximo de álcool possível.

  3. Escove as áreas enferrujadas da placa, de uma extremidade à outra. Esfregue bem, até a ferrugem começar a desaparecer, mas tenha cuidado para não pressionar com muita força e danificar o teclado.

  4. Mergulhe o pincel novamente no álcool, se necessário, e continue a esfregá-lo em torno da placa até remover toda a ferrugem. Umedeça um pano limpo e remova o álcool da superfície do painel, torcendo-o antes para reduzir a quantidade de água em contato com os circuitos.

  5. Seque a placa com outro pano limpo, dobrando-o à medida que for coberto pela poeira. Deixe o objeto secar por duas horas antes de reconectá-lo.

  6. Teste a placa de circuito e verifique se ela está funcionando corretamente.

Loading...

O que você precisa

  • Spray de ar comprimido
  • Álcool etílico
  • Tigela
  • Escova de dentes
  • Panos limpos

Referências

Loading ...
Loading ...