Como limpar plástico de um forno autolimpante

Escrito por larry parr | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar plástico de um forno autolimpante
O plástico derretido em um forno pode ser complicado de retirar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pode haver um problema quando se tenta limpar o plástico derretido em um forno autolimpante: uma fumaça tóxica. Muitos plásticos, quando aquecidos, podem liberar gases que são tóxicos, especialmente para crianças e pequenos animais. Por esta razão, é preciso ter cuidado ao fazer esse procedimento. Na verdade, se sua cozinha não tiver janelas suficientes para manter um fluxo constante de ar limpo entrando na cozinha, pode não ser possível para uma dona de casa retirar o produto derretido do forno.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Espátulas
  • Raspador de plástico
  • Saco de gelo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Não ative o recurso de autolimpeza do forno. Remova todas as grelhas. Se o plástico derretido estiver nas grelhas, comece colocando sacos de gelo sobre elas, em uma tentativa de congelar o plástico e torná-lo quebradiço. Bata no plástico fortemente com uma colher ou outro objeto que não danificará a grelha, em uma tentativa de quebrá-lo. Em seguida, com cautela, tente retirar o produto com os dedos. Nem todos os plásticos são iguais. Alguns congelarão e racharão, permitindo que sejam descascados, mas outros não.

  2. 2

    Coloque sacos de gelo sobre o plástico derretido se estiver no fundo de um forno. Obviamente, o forno deve estar desligado e frio para que isso funcione. A ideia é de congelá-lo até que esteja duro o suficiente para rachar e descascá-lo em seguida. Use raspadores de plástico disponíveis em lojas de utensílios ou espátulas de borracha dura, e insira em qualquer fresta entre o plástico e o fundo do forno, como ponto de partida para retirar o plástico. Se este passo não funcionar, então vá para a próxima etapa. (Nota: Qualquer utensílio que você use para retirar o plástico derretido pode se estragar. Não use utensílios que você deseja manter.)

  3. 3

    Abra todas as janelas e portas e ligue o forno em uma temperatura baixa por 15 a 20 minutos. Uma vez que o plástico estiver quente e amolecido, pode ser possível raspar e retirá-lo do fundo do forno. Use raspadores de plástico disponíveis em lojas de utensílios ou espátulas de borracha dura. Tenha em mente que não poderão ser utilizados novamente. Use luvas e raspe o máximo possível. Reaqueça o forno se necessário, e continue a raspagem e limpeza para retirar o quanto for possível. Esse método também pode ser usado com as grelhas do forno se o processo de congelamento não tiver funcionado. Se o plástico derretido se limitar às grelhas, coloque papel alumínio no fundo do forno para evitar respingos. Aqueça as prateleiras em temperatura baixa por 15 a 20 minutos com todas as portas e janelas da casa abertas e, em seguida, raspe o plástico, retirando-o.

  4. 4

    Abra todas as portas e janelas e retire todas as crianças e animais de estimação da casa antes de ligar o recurso de autolimpeza do forno. Este passo só pode ser feito depois de ter retirado o máximo de plástico possível do forno e das prateleiras, não tendo praticamente mais nada. Lembre-se que o ciclo de autolimpeza do forno pode ser de até 4 horas. Portanto, planeje adequadamente para que todos possam ficar fora de casa.

  5. 5

    Se ainda houver algum resíduo de plástico no forno após o ciclo de autolimpeza, ou se houver alguma fumaça ou um cheiro de plástico queimado, é hora de chamar os técnicos. Dependendo do tipo de plástico que derreteu e a quantidade, pode ser necessário a substituição do forno. Não se arrisque com gases potencialmente tóxicos em sua casa, que podem até mesmo entrar no alimento que é assado no forno.

Dicas & Advertências

  • Verifique com o Corpo de Bombeiros sobre a toxicidade de diversos materiais plásticos. Se souber o fabricante do plástico derretido, entre em contato com a empresa e pergunte sobre possíveis métodos de limpeza e sobre o potencial de contaminação tóxica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível