Mais
×

Como limpar um quintal gramado contaminado com leptospirose

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma doença potencialmente fatal e infecciosa, a leptospirose, também conhecida como febre de Fort Bragg, febre pré-tibial, febre canicola, febre nanukayami, febre de sete dias, doença ou síndrome de Weil, é causada por bactérias do gênero Leptospira. Ela afeta seres humanos e uma grande variedade de animais, incluindo aves, mamíferos, anfíbios e répteis. A leptospirose é transmitida por água contaminada pela urina de animais infectados, sendo a doença número um que proprietários de animais de estimação contraem de seus cães! Siga essas etapas para descontaminar um gramado infectado com a bactéria.

Instruções

Cães podem infectar suas famílias com leptospirose, que se propaga através da água contaminada (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Teste o solo. Colha amostras de vários locais no quintal e as submeta a uma clínica local para teste. Solicite que os testes verifiquem especificamente a bactéria da leptospirose. As bactérias florescem em solo neutro ou ligeiramente alcalino. Um gramado infectado pode espalhar a doença para crianças e animais de estimação da família. (Os cães são suscetíveis à infecção; no entanto, ela é rara em gatos). Em humanos, os sintomas incluem forte dor de cabeça, calafrios, febre alta, dores musculares e vômitos. Algumas pessoas experimentam icterícia (pele e olhos amarelos), olhos vermelhos, dor abdominal, diarreia ou erupções de pele. Se a leptospirose não for tratada, ela pode causar dano renal, insuficiência hepática e respiratória. Em casos raros, a doença pode ser fatal.

  2. Leve o cão ao veterinário para que seja feito o teste. A leptospirose só pode ser detectada por testes laboratoriais de uma amostra de urina fresca.

  3. Escorra toda água parada. A leptospirose exige ambientes úmidos. A bactéria pode sobreviver na água doce contaminada, como lagoas, lagos ou solo pantanoso, molhado por vários meses. Qualquer água contaminada por urina infectada representa uma fonte de infecção. É benéfico ventilar o gramado para manter a drenagem ao máximo. A maioria dos casos de leptospirose ocorre no final do verão/outono, na região nordeste dos Estados Unidos.

  4. Corte toda a grama alta. A bactéria morre quando exposta à luz solar forte. Mantenha a grama cortada bem curta e não regue o gramado em excesso.

  5. Use desinfetante à base de iodo ou soluções de cloro estabilizado para limpar os canis, roupa de cama, caixas do cão, equipamentos de parquinho, brinquedos de jardim ou móveis.

  6. Coloque todo o lixo em recipientes com tampas apertadas. A leptospirose é transmitida por ratos, ratazanas, guaxinins e gambás que são atraídos pelos odores do lixo.

Dicas

  • Todos os proprietários de animal de estimação devem ter os animais vacinados contra a leptospirose. O tratamento consiste de uma série de duas doses no primeiro ano seguido de reforços anuais.

Aviso

  • Use sempre luvas de borracha, calçados e roupas de proteção quando trabalhar com solo contaminado por leptospirose. As bactérias podem penetrar no corpo através da pele intacta, um corte ou arranhão na superfície da pele ou membranas mucosas. A bactéria rapidamente invade a corrente sanguínea e se espalha para todas as partes do corpo.

O que você precisa

  • Teste de solo
  • Luvas de borracha
  • Roupas de proteção e calçados
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article