Mais
×

Como limpar os refratários de uma lareira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas lareiras pré-fabricadas têm painéis refratários que a revestem. Esses painéis requerem limpeza regular para impedir que a lareira e seu entorno se tornem excessivamente sujos e deixem que a fuligem e as cinzas se espalhem por toda a casa. Use um produto de limpeza que limpe o painel refratário sem danificar o material, quer seja de metal ou de fibra de vidro.

Instruções

Os painéis refratários das lareiras requerem limpeza frequente (David Sacks/Lifesize/Getty Images)
  1. Aspire a fuligem da lareira com uma mangueira longa. Aspire as paredes e o fundo dela.

  2. Escove os painéis refratários com uma escova de náilon de cerdas duras. Não use escovas de aço, pois elas podem arranhar a lareira. Escove para soltar a fuligem e os resíduos de sujeira.

  3. Aspire os resíduos da fuligem. Continue até que os painéis estejam completamente limpos, ou até que estejam o mais limpo possível.

  4. Encha um balde com a água mais quente que suas mãos puderem aguentar. Adicione uma colher de sopa de detergente líquido à água quente e misture até que a água fique espumosa.

  5. Mergulhe a escova na água com sabão e esfregue-a do topo do painel refratário até embaixo. Lave a escova para remover os resíduos de sujeira e aplique mais água com sabão. Continue até que os painéis estejam limpos.

  6. Mergulhe uma esponja em água limpa e esfregue-a sobre toda a superfície da lareira. Seque a área completamente com um pano limpo.

O que você precisa

  • Aspirador de pó
  • Escova de cerdas de náilon
  • Sabão líquido de lavar louças
  • Balde
  • Esponja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article