on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como limpar reservatórios hidropônicos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os jardins hidropônicos são geralmente mais limpos do que os convencionais. A falta de solo reduz significativamente a sujeira produzida, mas isso não significa que ele nunca precise ser limpo. É uma boa ideia limpá-lo a cada duas ou três semanas para eliminar qualquer alga ou fungo que tenha de desenvolvido no reservatório de nutrientes e remover os detritos e o acúmulo de sais minerais. O processo é muito simples e não requer nenhum equipamento especializado.

Instruções

Os jardins hidropônicos são geralmente mais limpos do que os convencionais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue a bomba se seu sistema hidropônico estiver ativo. Drene a solução nutritiva para um balde de 40 litros. Se tiver um reservatório de nutrientes grande, poderá ser necessário escoá-lo em vários lotes. Descarte a solução nutritiva usada.

    Loading...
  2. Use um pano limpo para limpar o reservatório de nutrientes, a bandeja de crescimento, os pulverizadores e os acessórios de drenagem, se tiver esses componentes em seu jardim.

  3. Encha o reservatório de nutrientes com água limpa e deixe-o descoberto por uma hora. Isso permitirá que qualquer cloro na água se dissipe.

  4. Adicione 3/4 de um colher de chá de solução de peróxido de hidrogênio a 35%, por litro de água, no reservatório e misture bem.

  5. Ligue a bomba e permita que a solução de peróxido de hidrogênio circule continuamente pelo sistema durante 24 horas. Isso limpará qualquer alga, fungo e incrustações minerais que estiverem no sistema.

  6. Drene a solução de peróxido de hidrogênio e descarte-a. Reabasteça a solução nutritiva com água fresca e deixe-a descansar por uma hora, para permitir que o cloro se dissipe.

  7. Adicione solução nutritiva concentrada, de acordo com as instruções do fabricante, e misture bem. Ligue a bomba novamente.

Loading...

Dicas

  • Use a solução nutritiva descartada para regar o solo de seu gramado ou jardim.
  • O peróxido de hidrogênio não prejudicará suas plantas, por isso, não há necessidade de removê-las do sistema, exceto para limpar a bandeja de crescimento.

Aviso

  • Use sempre luvas de borracha para proteger a sua pele do peróxido de hidrogênio a 35%. Manuseio-o com cautela, como faria com qualquer substância cáustica.
  • Verifique o sistema em busca de vazamentos e transbordamentos, especialmente se ele não for projetado para bombeamento contínuo.

O que você precisa

  • Balde de 40 litros
  • Pano limpo
  • Luvas de borracha
  • Fonte de água
  • Peróxido de hidrogênio, solução a 35%
  • Solução nutritiva concentrada

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...