Mais
×

Como limpar rolhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma enorme coleção de rolhas de cortiça abre a porta para uma série de projetos de artesanatos, desde a criação de uma painel de pia de cozinha até a fabricação de um tapete exclusivo para o banheiro. Mas a cortiça é porosa e depois de ter vedado uma garrafa de vinho pode ficar manchada ou com um odor desagradável. Quando limpar, evite molhar demais. A cortiça é feita a partir da casca do carvalho e deve ser tratada da mesma forma que a madeira.

Instruções

As extremidades manchadas de vinho da rolha dão personalidade aos projetos decorativos (ozgurcoskun/iStock/Getty Images)
  1. Coloque luvas. Coloque duas gotas de detergente em uma tigela pequena e encha com água morna. Agite a solução suavemente até produzir espuma.

  2. Molhe um pano limpo e sem fiapos na solução; limpe bem cada rolha de cortiça, focando na extremidade que estava dentro da garrafa de vinho. Lave as rolhas com água fria para remover o detergente e coloque-as uniformemente em uma superfície dura e limpa -- a bancada, mesa de cozinha ou uma tábua de plástico servem.

  3. Deixe as rolhas secarem durante pelo menos duas horas. Limpar a cortiça molhada minimiza a quantidade de solução que pode penetrar no material.

  4. Encha uma garrafa de spray com água oxigenada ou vinagre branco destilado. Não misture os dois ingredientes.

  5. Pulverize uma rolha levemente em todos os lados com a solução desinfetante. Aplique uniformemente, mas não encharque a rolha. O objetivo é molhar a rolha apenas o suficiente para que ainda esteja molhado após 10 minutos, mas que seque logo em seguida. Coloque-a sobre uma superfície dura e limpa, repetindo o procedimento em cada rolha.

  6. Limpe qualquer excesso de solução com papel toalha ou um pano que não solte fiapos e deixe secar completamente.

  7. Remova as manchas, se desejar. Adicione uma tampinha de água sanitária e três de água em uma tigela pequena. Molhe um pano na solução e aplique em todas as áreas manchadas. Se estiver clareando a extremidade da rolha, mergulhe apenas a ponta.

  8. Fique de olho e, quando ficar do jeito que quer, misture 1 1/2 colheres de sopa de água oxigenada em uma xícara de água em uma tigela. Mergulhe a parte clareada na água oxigenada para neutralizar a água sanitária. Aguarde 20 minutos e, em seguida, lave as rolhas cuidadosamente com água fria. Deixe secar completamente antes de continuar com o projeto ou guardá-las.

Aviso

  • O vinagre e a água sanitária liberam vapores tóxicos quando misturados. Espere até que as rolhas sequem completamente antes de iniciar o clareamento.

O que você precisa

  • Luvas de látex ou borracha
  • Detergente
  • Tigelas de plástico
  • Panos sem fiapos
  • Pulverizador
  • Água oxigenada
  • Vinagre branco destilado
  • Água sanitária (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article