Mais
×

Como limpar roupas de bonecas antigas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma boneca antiga é mais valiosa se estiver usando suas roupas originais. Quanto menos você mudá-la, mais valor ela terá, e roupas de bonecas antigas não são exceção a essa regra. No entanto, você geralmente tem que limpar as roupas de uma boneca antiga. Manuseando-as o mínimo possível, poderá ser capaz de aumentar o valor da sua boneca, limpando suas roupas suavemente.

Instruções

Quanto mais preservadas, maior valor as bonecas antigas terão (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Materiais necessários

  1. Reúna os materiais de limpeza. Teste a cor do seu tecido antes de lavá-la, esfregando um cotonete embebido em vinagre branco em uma área escondida da roupa. Se notar qualquer descoloração ou vazamento de cores, não lave o tecido. Ao invés disso, use um limpador de carpete em espuma. Aplique a espuma com uma escova macia, deixe-a secar e depois escove-a ​​com um pincel limpo e macio.

    Roupas de bonecas antigas são parte essencial de sua composição e seu valor (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  2. Continue preparando as suas roupas de bonecas antigas para lavar depois de ter determinado que suas cores são resistentes. Remova ornamentos e fechos e pré-trate manchas com o removedor adequado, o Carbona, seguindo as instruções do fabricante.

    Teste a cor das roupas das suas bonecas antigas antes de lavá-las (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  3. Encha frascos com vinagre e água destilada fria, em partes iguais. Deixe as roupas de molho por uma hora e, após retirá-las, coloque-as em uma jarra cheia com apenas água destilada. Essa pré-lavagem ajudará a retirar manchas e remover a aparência amarelada característica de tecidos velhos.

    Bonecas antigas são valiosas desde que preservadas (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)
  4. Misture flocos artificiais de neve em outro pote com água fria, usando a quantidade recomendada na caixa. Deixe as roupas de molho por uma hora, agitando suavemente o frasco ocasionalmente. Se houver qualquer indicação de desmantelamento durante esse molho, retire as roupas imediatamente e lave-as instantaneamente em outra jarra de água limpa. Caso contrário, deixe-as de molho por uma hora e depois enxágue-as na jarra de água limpa.

    Lave as roupas de bonecas antigas com atenção (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  5. Caso as roupas ainda não estejam limpas, use cândida. Siga as instruções do fabricante, misturando-a com água fria e deixe as roupas de molho por uma hora, seguido por uma lavagem em um frasco de água limpa. Não use cândida que contenha cloro, mas sim o branqueador enzimático e seguro para tecidos delicados.

    Deve-se ter muito cuidado ao retirar manchas de tecidos antigos como os de roupas de bonecas antigas (Creatas/Creatas/Getty Images)
  6. Misture outra solução de partes iguais de vinagre branco e água e deixe as roupas de molho por alguns minutos, para remover qualquer resíduo de detergente. Lave-as mais uma vez.

    Bonecas antigas são valiosas desde que preservadas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  7. Passe as roupas da boneca suavemente com a ponta de um ferro frio. Evite colocar toda a pressão do ferro nas roupas antigas. Uma passadeira e um ferro de quilter funcionam bem para peças pequenas. O ferro quilter é uma pequena ferramenta de passar de forma triangular que se encaixa em espaços pequenos.

    Escolha o ferro adequado para as roupas de bonecas antigas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Aviso

  • Não use cândida com cloro ou spray de amido em roupas antigas de boneca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article