×
Loading ...

Como limpar o sensor de chama de um forno

Um sensor de chama é um componente responsável por acender e manter a chama no interior de um forno. Uma falha nesse equipamento é relativamente comum devido ao acúmulo de materiais e partículas na área confinada do forno. Portanto, é importante remover e limpar regularmente o sensor de chama a fim de manter o forno funcionando corretamente.

Instruções

Um forno industrial (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Antes de qualquer coisa, desligue o forno. Ele pode ser desligado através do interruptor na unidade ou desconectando-o da fonte de energia.

    Loading...
  2. Localize o sensor de chama. Trata-se de uma haste metálica localizada na direção do queimador com um fio conectado a ele. Geralmente ele possui uma base de cerâmica branca.

  3. Se possível, retire o sensor removendo os parafusos e desconectando o fio do queimador. Além disso, desparafuse o suporte segurando o sensor de chama no lugar e retire-o do forno.

  4. Limpe a superfície do sensor esfregando-o com uma lixa (de aproximadamente 400 grãos) ou com uma lã de aço. Se não tiver esses materiais disponíveis, ele também pode ser cuidadosamente raspado com uma faca para se remover os acúmulos e detritos.

  5. Uma vez limpo, reinstale o sensor de chama de volta no local de onde ele foi removido. Quando o tiver fixado, ligue o forno novamente e teste-o para garantir que ele esteja funcionando corretamente.

Loading...

Dicas

  • Tenha cuidado ao remover o sensor para garantir que ele não seja danificado.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Lixa ou lã de aço
Loading ...
Loading ...