Como limpar o sensor MAF de um Audi TT?

Escrito por william zane | Traduzido por wanderson andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar o sensor MAF de um Audi TT?
Mecânico de automóveis (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O sensor "Mass Air Flow" (fluxo de massa de ar, ou MAF) de um Audi TT é um componente simples, mas que, fundamental, garante que o motor funcione sem problemas. O MAF transmite dados sobre o fluxo de ar para a UCM (unidade de controle do motor), através de um elemento de aquecimento. Dependendo da temperatura do elemento de aquecimento, a UCM controla a quantidade de ar que está se movendo sobre o sensor e para o motor. Muitas vezes, os MAFs podem ficar sujos e contaminados, o que pode causar uma série de sintomas, fazendo o motor "engasgar" em marcha lenta ou provocando a ativação da iluminação de checagem do motor (no painel de ferramentas). Às vezes, simplesmente a limpeza do MAF resolve todos os problemas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave Philiphs
  • Chave de fenda
  • Alicate
  • Limpador de MAF (encontrado em lojas de autopeças)
  • Pano

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova a caixa de ar, retirando os dois parafusos Philips da parte traseira da caixa. Há também tiras que seguram-na no lugar.

  2. 2

    Antes de retirar a caixa de ar, desligue a mangueira de injeção secundária de ar, que se conecta na parte inferior da caixa de ar.

  3. 3

    Os cabos estão ligados ao MAF por um conector. Para desligá-lo, basta pressionar suavemente o botão de plástico e retirar o conector do MAF. Guarde-o em algum lugar seguro.

  4. 4

    O MAF é fixado à caixa de ar por dois parafusos Philips. Coloque um pano sob o sensor para segurar os parafusos, caso venham a cair. Remova os parafusos e coloque-os em algum lugar seguro.

  5. 5

    Solte a braçadeira do "Turbo Inlet Pipe" (tubo de entrada do turbo, ou TIP) e empurre o cano para baixo, puxando-o para fora do MAF. O tubo original de fábrica é mantido por uma braçadeira autoajustável. Ela deve ser removida com um conjunto de grandes alicates. Ela pode ser substituída por braçadeiras convencionais, que soltam-se facilmente, com uma chave de fenda.

  6. 6

    Retire cuidadosamente o MAF da caixa de ar e, em seguida, para fora do tubo de entrada do turbo. Podem ser necessário alguns movimentos para fazê-lo de forma segura. Não danifique o MAF.

  7. 7

    A tela do MAF deve ser facilmente visível. Aplique produtos de limpeza sobre a tela, sensor e sobre a área de conexão. Limpe qualquer produto de limpeza que não tiver secado.

  8. 8

    Reinstale o MAF na ordem inversa da remoção, garantindo que tudo seja fixado com firmeza, para evitar vazamentos de ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível