Como tirar um brinco de dentro da pia

Assim que um brinco cai, o caminho até o ralo é rápido

sink and faucet image by MAXFX from Fotolia.com

Não se desespere caso tenha deixado um brinco valioso cair dentro da pia. Assim que um objeto liso e leve como esse atinge um recipiente escorregadio e inclinado como uma pia, o caminho até o fundo e para dentro do ralo é rápido. Apenas alguém com reflexos muito rápidos seria capaz de pegá-lo enquanto ele ainda estiver caindo. Felizmente, se você puder trabalhar no resgate do brinco antes que outra pessoa deixe correr água sobre ele, há uma boa chance de tirá-lo de lá.

Step 1

Coloque a pia fora de uso. Caso tenha companheiros de quarto ou crianças ou se alguém mais utiliza o lavatório em que você deixou o brinco cair, evite que o usem enquanto você trabalha nele. Se deixar sua joia cair quando estiver com pressa para chegar em algum lugar e não tiver tempo para recuperá-lo na mesma hora, faça um "X" com fita sobre a pia para lembrar a todos na casa que tem um brinco no ralo. Quando puder pegar seu brinco de volta, coloque uma toalha de rosto na pia para evitar que mais alguma coisa caia pelo cano enquanto você trabalha. Use luvas de borracha para proteger suas mãos de água suja.

Step 2

Localize o sifão entre os canos debaixo da pia. Trata-se de um pedaço de cano curvo que fica no ponto mais baixo da configuração do cano. Ele une o cano de drenagem que desce do ralo da pia com o cano de drenagem que leva a água para fora, em direção ao esgoto ou fossa. Algumas vezes, ele é chamado de "armadilha de aliança" porque evita que um anel — ou um brinco — seja levado pela água. O sifão é fácil de localizar em um pedestal ou em uma pia presa na parede. Se houver um armário que envolve o encanamento, ilumine os canos embaixo da pia com a lanterna para identificá-lo. Assim que encontrá-lo, coloque um balde ou recipiente bem abaixo dele para recolher qualquer água que possa escorrer durante o projeto.

Step 3

Remova o sifão afrouxando as junções que o prendem ao cano reto em cada extremidade. Algumas junções plásticas são moldadas com apoio de dedos e, por isso, elas podem ser afrouxadas à mão. Nesse caso, segure a junção e gire-a para a esquerda, até que fique suficientemente solta para você puxar o sifão do cano. Se ela for de aço ou cobre, use uma chave inglesa para soltar a junção, girando-a para a esquerda. Depois que tiver afrouxado as junções das duas extremidades do sifão, remova-o delicadamente do cano de drenagem e coloque-o sobre a toalha na pia. Deixe de lado qualquer arruela ou anel de vedação de borracha que tenha caído durante o processo de desmontagem.

Step 4

Esvazie o sifão na toalha que você colocou na pia antes de começar o projeto. Seu brinco deverá cair sobre ela porque a curva do sifão deve tê-lo capturado quando ele caiu. A toalha evitará que a joia e outros objetos valiosos que tenham parado no sifão caiam novamente pelo ralo. Caso seu brinco não esteja no local, verifique o ralo bem abaixo da pia para verificar se ele não ficou preso em um acúmulo de cabelo ou outros detritos. Use a sonda flexível para esfregar o sifão e o ralo. Se ainda assim você não encontrar a joia, provavelmente ela terá seguido longe demais no sistema de encanamento para ser recuperada.

Step 5

Examine as arruelas de borracha que você deixou de lado durante a desmontagem do sifão. Se elas estiverem gastas, troque-as por novas. Prenda o sifão no cano de drenagem inferior novamente: coloque uma arruela de borracha na junção, prenda o sifão e aperte girando-a para a direita. Repita o mesmo processo no cano de drenagem superior. Antes de remover o balde, abra a torneira para testar as conexões. Aperte as junções até que não escorra mais nenhuma água.

eHow Brasil
×