Como limpar um SSD

Escrito por ezekiel james | Traduzido por gabriel guedes
Como limpar um SSD
Limpe seu SSD usando o sistema operacional OS X ou Windows (Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images)

Um equívoco comum entre os usuários de computador é o de que deletar arquivos de uma unidade de estado sólido (SSD, em inglês) é o mesmo que remover dados. Isso acontece porque quando os arquivos e pastas são excluídos, parece que há mais espaço no disco de sua unidade. O problema é que apenas apagar dados não os remove por completo. De acordo com o Gizmodo.com, um arquivo deletado não é removido completamente de seu SSD até que seja substituído por outros dados. Felizmente, existem vários métodos testados e aprovados para limpar um SSD com sucesso.

Instruções

    Macintosh OS X

  1. 1

    Insira o SSD na abertura de seu notebook, ou no leitor de SSD externo conectado ao seu computador. Ligue o computador, insira o disco do sistema OS X que veio com seu Mac.

  2. 2

    Selecione sua língua de preferência e a tela de boas-vindas aparecerá. Clique no ícone "Abrir Disco de Utilidade" na barra do menu de instalação. Espere até que a janela do Disco de Utilidade abra, depois selecione o SSD da lista de discos dentro do painel esquerdo da janela.

  3. 3

    Clique na aba "Deletar" do lado direito da janela do Disco de Utilidade. Clique no menu Formatar Volume e selecione "Mac OS X Estendido (Partido)". Clique no campo do nome do disco e digite um nome para o SSD depois de ter sido deletado.

  4. 4

    Clique no ícone de rádio em frente à opção 7-Pass Delete. Clique no botão de OK seguido pelo botão "Deletar". Espere até que o OS X limpe os dados do SSD.

    Windows

  1. 1

    Insira seu disco SSD na abertura do computador, ou no leitor externo do SSD. Ligue o computador e clique no botão de Iniciar no canto inferior esquerdo da área de trabalho.

  2. 2

    Clique na barra de busca no menu Iniciar e digite "Ferramentas Administrativas". Clique no ícone dessa opção para encontrar uma grande lista de aplicativos. Clique duas vezes em "Gerenciamento do Computador" da lista. Digite sua senha de acesso e clique no botão "Continuar" para proceder.

  3. 3

    Clique no ícone de "Armazenamento" no painel à esquerda da janela do Gerenciamento do Computador. Clique duas vezes em "Gerenciamento de Disco" embaixo do ícone de Armazenamento. Uma pequena janela com o nome de "Inicializar Disco" aparecerá. Clique em seu SSD dentro dessa janela, selecione a opção "Limpeza Principal" e clique ok. A janela vai fechar e a informação do seu disco aparecerá no painel central da janela de Gerenciamento do Computador.

  4. 4

    Percorra o painel central da janela de Gerenciamento do Computador até encontrar as informações do SSD. Clique no SSD com o botão direito e selecione "Novo Volume Simples". O Assistente para Instalação do Novo Volume Simples aparecerá. Clique no botão "Próximo" duas vezes. Então, selecione o disco no menu. Clique em "Próximo" de novo.

  5. 5

    Selecione a opção "Formate este volume com as seguintes definições". Coloque o sistema do arquivo para NFTS, a "Unidade de Alocação" para padrão e, então, digite o nome do SSD no campo "Nome da Unidade". Clique em "Próximo" e continue. Clique na opção "Concluir" para completar a limpeza do SSD.

Dicas & Advertências

  • Existem algumas opções de segurança para remover dados do disco no OS X: Não Apague Dados, Zere os Dados, Delete em 7 Passos e Delete em 35 Passos. De acordo com a University of Delaware, o Delete em 7 Passos é o suficiente para os padrões governamentais para a eliminação de dados do disco.

O que você precisa?

  • DVD de instalação do OS X

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível