×
Loading ...

Como limpar sujeira e mofo dos rejuntes

O rejunte é usado para preencher os vincos entre os azulejos e ajudar a mantê-los presos. Assim como os azulejos, o rejunte também precisa ser mantido limpo. Além da sujeira do dia-a-dia, é comum notar a formação de mofo nesse material. O mofo dos rejuntes precisa ser limpo não só para fazer com que a superfície fique bonita, mas também para remover os esporos e evitar riscos à saúde. Manter os rejuntes limpos faz com que toda a área coberta pelos azulejos fique com cara de nova.

Instruções

Mantenha o rejunte dos seus azulejos limpo para uma aparência limpa (ULTRA F/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque meia xícara de água oxigenada e uma xícara de água em uma garrafa borrifadora. Aplique a mistura por todo o rejunte e deixe ela penetrar na argamassa por alguns minutos. Você também pode usar uma solução de água sanitária, com uma parte de água sanitária e quatro partes de água. No entanto, o uso da água sanitária não é recomendado em rejuntes coloridos.

    Loading...
  2. Esfregue o rejunte com uma escova de dentes velha. A escova de dente não vai estragar o rejunte e ainda consegue limpar de maneira eficaz as fresas apertadas. Tente usar uma escova elétrica, para facilitar o trabalho.

  3. Se você não quiser usar a água oxigenada ou o alvejante, faça uma solução natural. Misture duas xícaras de água com duas colheres de óleo essencial de melaleuca em uma garrafa borrifadora. Aplique essa solução no rejunte e esfregue com uma escova de dentes.

  4. Faça uma solução com partes iguais de vinagre e água para limpar o rejunte. Aplique o líquido e esfregue com a escova de dentes. Você também pode usar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água para esfregar o rejunte. Depois, passe um pano úmido para limpar a superfície. Essas duas opções funcionam melhor para tirar manchas e sujeiras do rejunte, mas não removem o mofo.

  5. Use um limpador de vapor à jato para remover manchar e sujeiras. A pressão e o calor amolecem a sujeira e as manchas. Depois, você só precisa passar um pano para remover os detritos que se soltaram.

  6. Use um limpador comercial, se nenhum dos métodos indicados conseguiram limpar o rejunte. Aplique o produto no rejunte e deixe ele de molho por alguns minutos. Esfregue a área com uma escova de cerdas rígidas ou com uma escova de dentes. Você encontra esse tipo de produto em qualquer loja de ferragens. Escolha um limpador com pH balanceado, para evitar que as substâncias químicas corroam o rejunte com o tempo.

Loading...

O que você precisa

  • 1/2 xícara de água oxigenada
  • Água
  • Garrafa borrifadora
  • Água sanitária / alvejante
  • Escova de dentes velha
  • 2 colheres de sopa de óleo de melaleuca
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Panos
  • Jato de vapor (opcional)
  • Produto de limpeza comercial para rejuntes

Referências

Loading ...
Loading ...