Mais
×

Como limpar talheres banhados em prata com bicarbonato de sódio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Talheres banhados em prata são revestidos por uma fina camada de prata para fornecer um acabamento bonito e brilhante. Mas, com o tempo, a prata reage à umidade e certos elementos no ar, deixando uma camada escura e embaciante para trás. Muitos limpadores de prata contêm produtos químicos e abrasivos que removem uma camada de manchas, assim como uma pequena quantidade de prata. Estes tipos de produtos de limpeza são muito fortes para talheres banhados a prata, e podem desgastar o revestimento. O bicarbonato de sódio, água e papel-alumínio podem reverter a reação química que cria as manchas sem danificar o seu acabamento brilhante.

Instruções

Devolva o brilho à sua prataria com bicarbonato de sódio (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Forre uma panela grande ou um prato com papel-alumínio o suficiente para cobrir o fundo. Coloque os talheres banhados em prata na panela, assegurando-se de que cada peça esteja tocando uma parte do alumínio.

  2. Ferva 2 L de água em uma outra panela e adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio.

  3. Coloque a panela forrada com papel alumínio em uma pia e cuidadosamente derrame a água quente com bicarbonato por cima, cobrindo os talheres.

  4. Remova os talheres da panela quando a água estiver fria ao toque. Se ainda estiverem embaciados, reaqueça a água e repita o processo.

  5. Enxágue os talheres banhados a prata com água e lustre-os com um pano macio.

Aviso

  • Use luvas de forno ao derramar a água quente para proteger sua pele do vapor.

O que você precisa

  • Prato ou panela grande
  • Papel-alumínio
  • Panela
  • Bicarbonato de sódio
  • Pano macio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article