Mais
×

Como limpar uma tapeçaria antiga

Atualizado em 23 março, 2017

As tapeçarias antigas podem acrescentar conforto, cor e profundidade a qualquer ambiente. Elas são extremamente valiosas e frágeis, algumas delas são consideradas de valor inestimável. É muito importante cuidar delas adequadamente e exercer o máximo cuidado ao limpá-las.

Instruções

Tapeçarias antigas podem acrescentar conforto, cor e profundidade a qualquer ambiente (Getty Images/Photodisc/Getty Images)
  1. Remova todas as joias que estiver usando antes de manusear a tapeçaria. Uma pulseira ou anel soltos poderiam ficar presos no tecido, causando um rasgo irreparável.

  2. Lave bem as mãos. Isso vai evitar que qualquer sujeira ou óleo de sua pele seja transferido para a tapeçaria.

  3. Limpe o tapete com uma escova de cerdas macias para remover a poeira ou detritos incorporados. Não aplique muita pressão, pois isso pode machucar as fibras do tapete e causar desgaste no tecido, podendo até rasgar.

  4. Passe o aspirador próprio para estofados em ambos os lados, na frente e no verso da tapeçaria. Isso removerá qualquer pó solto ou detritos das fibras do tapete e só deve ser feito uma ou duas vezes por ano.

  5. Leve a tapeçaria para um restaurador têxtil profissional ou limpador de tapeçaria antiga se for necessária uma limpeza adicional. Nunca tente limpar uma tapeçaria antiga em casa com qualquer agente de limpeza.

Dicas

  • Mantenha a tapeçaria em um ambiente limpo, com temperatura controlada, para preservá-la ao máximo.

Aviso

  • Nunca tente consertar uma tapeçaria antiga em casa, pois você pode causar danos irreparáveis ​​e diminuir muito o seu valor.

O que você precisa

  • Escova de cerdas macias
  • Aspirador de pó
  • Anexo para estofados
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article