on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como limpar um termômetro quebrado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
É preciso limpar bem um termômetro quebrado (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Esvazie o cômodo

Retire crianças e animais de estimação do cômodo se tiver quebrado um termômetro com mercúrio, pois ele é extremamente tóxico e pode causar danos ao cérebro, rins e pulmões, além de poder causar problemas de visão, falta de coordenação e dificuldades de fala e audição, assim como danos ao sistema nervoso central. Feche todas as portas para evitar a fuga de mercúrio para outras partes da casa. Abra as janelas e desligue o ar-condicionado ou aquecedor para evitar que o ar contaminado do ambiente vá para outras partes da casa.

Loading...

Prepare-se

Remova qualquer joia de metal para que o mercúrio não se ligue com a prata, cobre ou ouro. Vista uma roupa que não se importe de jogar fora após a limpeza. Coloque sacos de plástico nos sapatos e luvas de borracha nas mãos. Coloque as roupas que estava vestindo em um saco hermético ao lado da porta do cômodo onde aconteceu o derramamento de mercúrio.

Usando as ferramentas corretas

Se o termômetro quebrou em uma superfície dura, empurre as bolas de mercúrio sobre um pedaço de papelão, usando outro pedaço para rolá-las. Se tiver várias bolinhas, use um pedaço de fita para capturar o maior número possível, ou use um conta-gotas para sugá-las. Pode ser preciso acender uma lanterna na superfície para ver todas as pequenas gotas de mercúrio. Não use um aspirador de pó, toalha ou vassoura para limpar um derramamento de mercúrio. Isso só irá quebrá-las em bolinhas menores, dificultando a limpeza. Não use agentes de limpeza domésticos comuns, pois podem reagir com o mercúrio e criar um vapor tóxico. Quando achar que removeu todas, polvilhe zinco ou um pó à base de enxofre na superfície (esses pós podem ser comprados em lojas de materiais de construção). Qualquer mercúrio restante irá juntar-se ao pó. Use um frasco de spray para umedecer o pó, e em seguida, use o papelão para remover a sujeira. Coloque qualquer mercúrio ou pó em um saco plástico vedado e descarte em um saco de lixo maior.

Jogue fora o resíduos

Quando tiver limpado o derramamento de mercúrio, descarte a sujeira, incluindo qualquer roupa, luvas e capas de plástico para as botas dentro de um saco de lixo plástico. Feche-o bem. Retire cuidadosamente o saco de sua casa, e contacte o responsável municipal para saber onde deve deixar resíduos perigosos. Não jogue fora mercúrio com o lixo normal, pois acabará em um aterro sanitário e poluirá o lençol freático. Se o derramamento ocorreu em uma superfície acarpetada, será preciso cortar em torno do vazamento, removê-lo cuidadosamente e jogar fora em um saco plástico bem fechado. Se o vazamento ocorreu em uma pia, será preciso drenar os tubos em um balde, remover o mercúrio do balde com um conta-gotas, colocá-lo em um saco plástico vedado duas vezes, e descartá-lo junto com o resto do material e roupas de limpeza em um grande saco plástico amarrado. Não deixe mercúrio na encanação da pia, pois irá contaminar o ar e a água por anos. Pendure a roupa que estava usando quando ocorreu o derramamento em um varal externo por um dia ou dois e depois lave normalmente. A menos que a roupa tenha entrado em contato direto com o mercúrio, não será necessário jogá-la fora, contanto que tenha removido-a rapidamente da área após o acidente.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...