Mais
×

Como limpar tubulação e máscara de CPAP

Atualizado em 22 julho, 2017

Os pacientes que têm apneia obstrutiva do sono precisam usar uma máquina de CPAP, ou pressão positiva contínua, nas vias aéreas. Esta máquina assopra o ar por uma tubulação e uma máscara para as vias aéreas do paciente. Assim, evita-se a obstrução durante o sono, permitindo que o paciente respire corretamente. Por sua vez, o paciente dorme melhor e não tem sintomas como sonolência e fadiga diurnas, falta de concentração e outros problemas de saúde causados por não dormir o suficiente e pela falta de oxigenação.

De acordo com o Metro Health System, "o uso correto de um CPAP ajuda o paciente a respirar mais facilmente, dormir melhor e ter uma vida mais saudável". O MHS recomenda, para o uso adequado do CPAP, uma limpeza regular da máscara e tubulação.

Instruções

As pessoas com apneia obstrutiva do sono podem ter problemas respiratórios ao dormir (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)

    Como limpar tubulação e máscara de CPAP

  1. Lave a tubulação e a máscara de CPAP em uma mistura de água morna e detergente líquido. A tubulação pode ser lavada todo dia, mas precisa ser lavada pelo menos uma vez por semana.

  2. Enxágue cuidadosamente todo o detergente, usando água morna.

  3. Pendure o equipamento do CPAP para secar, de forma que a água seja drenada da tubulação antes do próximo uso. O chuveiro é um lugar conveniente para isso, pois a água pingará facilmente no ralo. Deixe a máscara secar ao vento ou seque com uma toalha antes do próximo uso.

  4. Desinfete a tubulação e a máscara de CPAP mensalmente, e adicionalmente conforme for necessário, mergulhando-os em uma solução de uma parte de vinagre branco destilado e quatro partes de água morna. Deixe-os descansar por 20 a 30 minutos antes de enxaguá-los cuidadosamente. Pendure a tubulação para secá-la e seque a máscara com uma toalha ou ao vento.

O que você precisa

  • Detergente líquido para louças
  • Água morna
  • Vinagre destilado branco
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article