Mais
×

Como limpar veludo cotelê

Atualizado em 14 abril, 2017

Veludo cotelê é um tecido felpudo geralmente de algodão com listras texturizadas verticais ou "nervuras". É muito resistente e ideal para uso a longo prazo, no entanto exige uma limpeza de rotina. Se for deixado sujo por muito tempo, os espaços entre as "nervuras" no tecido podem acumular poeira e sujeira. A textura diferente das listras no material é mais suscetível a acumular e apresentar sujeira de poeira, pelos e outras partículas que outros tecidos; o que leva à necessidade de limpeza frequente.

Instruções

Veludo cotelê não é liso, o que atrai plumas e poeira (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Verifique manchas na roupa que precisem de tratamento local. Dilua o sabão em pó em água fria em uma proporção de dois por dois para criar uma pasta, que poderá aplicar diretamente nas manchas. Se estiver usando o sabão líquido, passe-o nas manchas com um pano ou cotonete. Massageie suavemente o sabão na área manchada e depois enxágue em água fria.

  2. Encha uma pia ou bacia com água suficiente para mergulhar totalmente a peça de veludo que quer lavar. Se a peça a ser lavada for escura, use água fria. Cores claras precisam de água quente. Adicione 1/5 de xícara de sabão.

  3. Vire a roupa do avesso para evitar desbotar o padrão texturizado. Mergulhe a peça de roupa na água.

  4. Massageie completamente a roupa com a ponta dos dedos para soltar a sujeira e outras partículas. Faça isso em toda a peça.

  5. Enxágue o sabão da roupa com água morna e deixe a peça secar ao vento em um cabide ou varal.

O que você precisa

  • Sabão em pó ou líquido
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article