×
Loading ...

Como limpar a ventoinha do exaustor do fogão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A ventoinha acima do fogão puxa o ar úmido, quente e oleoso da área do fogão e cozinha pelo duto de exaustão. O exaustor reduz a exposição de calor e ar em armários, paredes e teto em sua casa. O trabalho necessário para limpar essas áreas depende inteiramente do quanto você cozinha e da quantidade de óleo ou gordura acumulada na ventoinha, exaustor e outras superfícies. Como acúmulos de óleo ou gordura podem pegar fogo, é importante limpar estas áreas pelo menos uma vez por semana.

Instruções

  1. Encha uma pia ou bacia grande de plástico com água quente e detergente suficiente para fazer a água ensaboar.

    Loading...
  2. Retire o filtro da abertura da ventoinha no exaustor. Se a abertura possuir um painel de entrada de ar ou grade, remova-o e depois tire o filtro. Se o painel, grade ou filtro estiver preso na ventoinha com parafusos ou rebites, retire-os e depois retire as peças.

  3. Coloque as peças na pia ou bacia e deixe de molho por pelo menos uma hora.

  4. Lave o painel de entrada de ar ou grade com um pano de microfibra sem fiapos e esfregue todas as peças com uma escova de náilon de cerdas macias para remover detritos e acúmulos de gordura. Se necessário, limpe o painel e grades com vinagre branco puro, espere de cinco a dez minutos e depois lave ou esfregue para remover manchas resistentes ou esfregue a área manchada com uma espuma de melamina.

  5. Enxágue as peças em água corrente para remover todos os detritos e resíduos. Agite-as para remover o excesso de água e depois deixe-as secar ao ar.

  6. Limpe com panos úmidos ensaboados por dentro e por fora, incluindo botões ou o painel eletrônico, bem como a abertura da ventoinha no exaustor e suas pás. Se necessário, limpe superfícies lisas com vinagre ou uma espuma de melamina para remover manchas difíceis. Se as pás do ventilador estiverem muito sujas, retire o conjunto de lâminas com uma chave de fenda ou chave inglesa e limpe ou lave a frente e o verso de cada lâmina cuidadosamente com um pano.

  7. Enxágue todas superfícies com panos úmidos e sem sabão para remover resíduos e seque completamente. Se tiver removido o conjunto de lâminas da ventoinha, seque completamente e recoloque dentro do exaustor.

  8. Coloque o filtro, o painel de fluxo de ar ou a grade de volta na abertura da ventoinha. Se seu exaustor tiver uma tampa leve, retire-a neste ponto, limpe-a, seque-a com outro pano e depois devolva ao exaustor.

Loading...

Dicas

  • Se detergente, vinagre ou uma espuma de melamina não remover a gordura ou mancha, trate a área com um desengordurante comercial ou produto de remoção de manchas formulado para uso em ventoinhas de exaustores de fogão.

Aviso

  • Nunca use uma espuma de melamina para limpar o filtro, pois a espuma pode rasgar, deixando pedaços para trás.
  • Sempre seque todas superfícies molhadas completamente, pois a ventoinha e o exaustor podem enferrujar.

O que você precisa

  • Bacia grande de plástico (opcional)
  • Detergente
  • Jogo de chaves de fenda
  • Jogo de chaves inglesas
  • Panos de microfibra sem fiapos
  • Escova de cerdas de náilon macias
  • Vinagre branco
  • Espuma de melamina
  • Desengordurante comercial ou removedor de manchas (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...