Mais
×

Como limpar um vestido de casamento de cetim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Limpar um vestido de casamento pode ser intimidador. Essas são algumas das roupas mais elaboradas e bonitas que podem ser usadas - e quando você pensa nos acessórios emocionais que acompanham um vestido de casamento, assim como o cetim delicado, a ideia de limpá-lo pode ser francamente aterrorizante. Felizmente, você pode limpar qualquer mancha de um vestido de casamento de cetim no conforto de sua própria casa, economizando tempo e dinheiro.

Instruções

Casamento (Wedding bouquet the bride on background of wedding dress image by Aliaksandr Zabudzko from Fotolia.com)

    Seção 1

  1. Faça uma rápida limpeza do local. Não engordure-o, já que ele precisa de tratamento especial. Contudo, qualquer local com manchas escuras pode ser tratado com um pouco de água morna e um pouco de detergente suave. Esfregue o local levemente com um pano limpo e delicado, e a sujeira sairá no pano. Não esfregue muito forte, já que você irá lavar o vestido inteiro de qualquer forma.

    Vestido (The Dress image by Jenn from Fotolia.com)
  2. Trate as manchas de gordura. Enquanto você pode normalmente retirar as manchas de maquiagem e suor lavando, manchas de gordura não sairão tão facilmente na água na maioria dos casos. Em vez disso, esguiche um pouco de lava-louças líquido em um pano limpo e delicado. Aplique (sem molhar o pano) na mancha de gordura. Comece borrando e depois esfregue gentilmente se necessário. O lava-louças retirará a gordura do vestido. É importante fazer isso antes de lavar o vestido para que você não aumente a mancha de gordura acidentalmente.

    Detergente (dishwashing time image by Wayne Abraham from Fotolia.com)
  3. Remova todos os acessórios para que você possa colocar o vestido na lavadora. Geralmente, é melhor lavar os acessórios à mão, pois eles são menores e emaranham-se facilmente na lavagem. Você pode utilizar o mesmo detergente suave e água fria.

    Água (water splash - bottle and water in a moment image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)
  4. Vire o vestido de cetim do avesso. Isso ajudará a proteger as lantejoulas e as contas de baterem contra os lados da lavadora.

    Lavadora (washing-machine image by Krzysztof Szargiej from Fotolia.com)
  5. Aplique clareadores naturais. Partindo do pressuposto que o seu vestido é todo branco, você pode remover o amarelado da idade, do armazenamento ou até mesmo do suor ao adicionar meia xícara de suco de limão na água. Isso irá naturalmente remover as manchas e não danificará o cetim.

    Suco de limão (lemon tree and lemons image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)
  6. Lave o vestido em um ciclo frio e suave. O nome desse ciclo é "suave" ou "delicado".

    Ciclo suave (washing machine image by andrey polichenko from Fotolia.com)
  7. Pendure o vestido para secar ao sol. O suco de limão reagirá com a luz do sol para abrilhantar a brancura do cetim ainda mais. Tenha certeza de espalhar o vestido o máximo possível e use vários pregadores para distribuir o peso do vestido de forma igual.

    Pregadores (Clothespin image by Supertrooper from Fotolia.com)

Dicas

  • Se você não quer que as roupas enruguem, simplesmente utilize o mesmo processo numa lavadora maior. Isso irá aumentar o tempo de enxágue, mas diminui os enrugamentos no vestido.

O que você precisa

  • Panos limpos e leves
  • Líquido de lavar louças suave
  • Detergente sem água sanitária (suave)
  • Suco de limão
  • Varal
  • Pregadores
  • Sabão líquido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article