Mais
×

Como limpar os vestígios virtuais de uma relação terminada

Saiba a hora de apagar os vestígios digitais do ex
Getty Images

Introdução

O fim de um relacionamento é sempre um período triste, especialmente para quem não queria o ponto final. Embora isso aconteça com todo mundo, a perda pode ser dolorida — e as redes sociais não ajudam muito quem está vivendo esse processo de recuperação. As formas de lidar com o problema são as mais variadas e incluem deletar e bloquear o ex-amor das redes sociais, excluir o contato sem fazer o bloqueio, apagar apenas os dados ou não eliminar nada e apenas fazer as alterações necessárias no perfil. Conheça nossas dicas para superar o namoro e sumir com os vestígios!

Quais são as opções para varrer o "ex-amor" de sua vida virtual?
Getty Images

Os primeiros passos

Terminar um relacionamento na internet pode ser uma tarefa desagradável. Embora o vínculo com o "ex-amor" já esteja na prática cortado, ele continua bem vivo sobretudo nas redes sociais até que uma das partes faça a "limpa". Alguns preferem continuar a amizade no Facebook ou como seguidores no Twitter ou Instagram, enquanto outros acreditam que a melhor alternativa para abreviar o sofrimento é, discretamente, eliminar a presença do outro nesses espaços. Busque a alternativa mais adequada para você e inicie o processo.

Comece a limpeza virtual pelo Facebook
Getty Images

As melhores opções para você

Há quem diga que a melhor forma de lidar com o assunto é apagar todo e qualquer vestígio do relacionamento encerrado. Dessa forma, vale entrar em seu perfil no Facebook, a rede social mais utilizada no mundo, e excluir todas as fotos que você tenha postado, além de se "desmarcar" nas publicações dos amigos em que haja alguma menção a esse período que ficou para trás. Além disso, é preciso fazer uma "faxina" nos seus próprios posts. Manifestações públicas de carinho? Check-ins em restaurantes e hotéis românticos? Não deixe pedra sobre pedra.

Psicólogos acreditam que desfazer as amizades em redes sociais pode ajudar no fim
Getty Images

Uma medida drástica

Se você está se sentindo culpado(a) ou confuso(a) pelo fim do relacionamento, apertar o botão "Desfazer amizade" pode ajudar a assimilar a ideia de que a pessoa não está mais presente. Em entrevista ao portal UOL, a psicóloga Katty Zúñiga, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI), observa que, embora a dor de terminar um relacionamento seja a mesma, a recuperação pode ser mais lenta por conta da dificuldade em cortar os laços digitais com o ex-companheiro. Por isso, ainda que a ideia soe radical, pode ajudar quem não consegue superar a ausência do outro.

Saiba a hora de desfazer a amizade com seu ex para se preservar
Getty Images

Recuperação rápida X redes sociais

"Se o relacionamento acabou mal, manter o ex nas suas redes sociais pode deixar a recuperação mais lenta, já que ele está continuamente 'presente' lá", observa Katty. Um estudo conduzido pela Universidade de Brunel, em Londres, confirma essa tese. Dos 460 participantes que apagaram os rastros do ex nas redes sociais, apenas um terço continuava fazendo um "monitoramento remoto" do amor perdido. Os que continuaram acompanhando a vida do antigo parceiro tiveram mais dificuldade para seguir em frente e encontrar novos parceiros. Abandonar a internet completamente também pode atrapalhar. Por isso, aprenda como se livrar desses vestígios.

Você pode excluir a pessoa de sua lista ou deixar de seguir seus posts
Getty Images

Superação discreta

Se você é muito orgulhoso para tomar a iniciativa da exclusão, experimente desativar o ex-companheiro em seu "feed" de notícias. É muito simples: vá até o perfil da pessoa e, ao lado da caixa "Amigos", desmarque o botão "Seguir". Dessa forma, você não receberá mais informações e posts do ex. Se a ideia é evitar o acesso ao seu perfil, volte no perfil da pessoa e clique na caixa "Amigos". Uma lista de opções vai surgir, e a última delas é "Bloquear". Clique, confirme e pronto. Seu ex não será mais seu amigo no Facebook e ele não poderá contatar você.

Pare de receber atualizações dessa pessoa em todas as redes sociais
Peshkova/iStock/Getty Images

Instagram e Twitter também

O Twitter e o Instagram, porém, são redes sociais que se baseiam não em uma rede de amizades, mas de seguidores. Dessa forma, basta apertar o botão "unfollow" na lateral superior direita da tela para não receber mais as atualizações do ex. No caso do Twitter, também é possível usar a ferramenta "Mute" para não receber mais nenhuma intervenção da pessoa sem ter que assumir isso de forma pública, além de não demonstrar imaturidade. Escolha sua estratégia!

Saiba como trocar o status de relacionamento nas redes sociais sem ser percebido
shironosov/iStock/Getty Images

Novo status de relacionamento

O momento ideal para trocar o status de relacionamento no Facebook é aquele no qual você se sente mais confortável. Não é necessário avaliar por muito tempo quando é a hora certa de divulgar ao mundo que você está novamente solteiro(a), mas, se você quiser, é possível ser furtivo(a). É fácil: mude a configuração de privacidade do seu status de relacionamento para "Somente eu". Agora, selecione a nova opção. Espere um dia, reconfigure seu status de relacionamento para a opção que estava antes e dessa forma o novo status não aparece no feed de seus amigos.

Ignore as postagens e retire-as de seu feed de notícias para ajudar na separação
Getty Images

Como agir nas redes?

Além de mudar o status de relacionamento, encerre qualquer contato dentro das redes sociais. Um inocente "like" no Facebook ou um "fav" ou retweet no Twitter podem ser suficientes para criar um problema ou atrasar sua superação. E a hora certa para voltar a interagir dessa forma sutil é depois que tudo estiver superado e você sentir que seria tão normal quanto encontrar essa pessoa na rua e agir de forma natural. Não se esqueça de parar de seguir a pessoa no Facebook para ter espaço para respirar sem ter que olhar as fotos e postagens da pessoa.

O aplicativo KillSwitch pode ajudar a eliminar os rastros de um ex nas redes sociais
Getty Images

Baixe um aplicativo!

O aplicativo KillSwitch, lançado em 2010 apenas para celulares Android, ganhou no ano seguinte uma nova versão para iPhone. O app, gratuito, oferece um serviço que deleta, discretamente, qualquer menção ao ex-amor de seu perfil, nas postagens (fotos, vídeos, postagens em sua página ou atualizações de status) geradas por você. Se a pessoa fez uma postagem, você precisará deletá-la manualmente. Também é importante lembrar que a limpeza com o aplicativo deverá ser feita enquanto você e o ex ainda são amigos. Em seguida, se quiser, desfaça a amizade. O aplicativo pode ser baixado da AppStore ou do GooglePlay.

Encerrar um relacionamento com dignidade é muito importante
Milan_Zokic/iStock/Getty Images

Uma fase superada

Limpar seu disco rígido e redes sociais de todas as memórias do ex pode ser uma tarefa trabalhosa. De fotos a históricos de conversa e e-mails, é importante ter certeza de que tudo foi apagado. Afinal, vocês dois precisam esfriar a cabeça e superar tudo o que aconteceu, com tempo e espaço para refletir. Se o relacionamento não terminou mal, maior é a chance de um encontro civilizado no futuro — seja por meio de amigos em comum ou por vontade do ex-casal de manter algum tipo de contato. Porém, é importante ter certeza de que tudo está superado.