Limpe você mesmo entupimentos no tubo de drenagem de um ar concidionado

Escrito por amanda flanigan Google | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Limpe você mesmo entupimentos no tubo de drenagem de um ar concidionado
O ar condicionado é comum nas casas (air conditioners mounted on the walls image by Sergey Kolesnikov from Fotolia.com)

A tubulação de drenagem do ar condicionado pode ficar obstruída e fazer com que o aparelho funcione mal. É melhor resolver o problema o mais rápido possível para evitar mais danos à sua unidade. Remover uma obstrução do seu aparelho de ar condicionado é um processo relativamente simples, que pode ser feito com algumas ferramentas e esforço.

Outras pessoas estão lendo

Linhas de drenagem

A tubulação de drenagem é uma parte importante de uma unidade de ar condicionado. Ela elimina a condensação que ocorre naturalmente. Infelizmente, podem ficar obstruídas com detritos, sujeira e mofo. Quando ela entope, a condensação irá voltar para a unidade e vazar em sua casa. Isso pode fazer com que o ar condicionado não funcione corretamente e cause danos.

Remova o entupimento

Desligue o ar condicionado da tomada. Se a unidade for embutida em seu sistema elétrico, desligue o disjuntor e coloque o aparelho em posição "desligado". Retire o painel frontal da unidade, desapertando os parafusos que o prendem no lugar. Coloque-os em um local seguro. A tubulação de drenagem é tipicamente encontrada no final do recipiente de drenagem, diretamente abaixo da serpentina condensadora. Localize-a e desconecte. Conecte o bocal de tamanho adequado no aspirador seco/úmido. Você pode comprar estes acessórios em lojas do ramo. O bocal deve caber confortavelmente na linha de drenagem. Ligue o aspirador e deixe que ele sugue. Ele vai sugar a obstrução para fora da tubulação de drenagem. Outro modo de fazer isso é colocando um bocal de tamanho adequado em uma mangueira de água. Anexe-a ao final da tubulação de drenagem, e a outra extremidade à sua torneira. Ligue a água e empurre a obstrução para fora da tubulação.

Uma vez que a obstrução tenha sido removida, desconecte o aspirador da tubulação de drenagem, recoloque a tubulação e fixe o painel frontal de volta na unidade de ar condicionado.

Remova o mofo

Como medida de segurança, desligue toda a energia do ar condicionado. Retire o painel frontal. Dependendo do tipo de unidade, ou você terá que remover os parafusos que estão fixando o painel, ou o painel pode apenas ser desencaixado. Localize e desconecte a tubulação de drenagem. O dreno é normalmente localizado por baixo da serpentina condensadora, no final do recipiente de drenagem. Consulte o manual do proprietário para obter mais informações.

Faça uma solução de partes iguais de água sanitária e água quente. Coloque um funil na tubulação e despeje a mistura. Deixe descansar na tubulação de 15 a 30 minutos.

Encaixe o bocal de tamanho adequado em uma mangueira de água. Estes acessórios estão disponíveis em lojas do ramo ou em casas de ferragens. Prenda a mangueira de água na tubulação. Conecte a outra extremidade na torneira. Abra a água quente e lave a tubulação. Deixe a água correr por alguns minutos. Retire a mangueira de água, recoloque a tubulação de drenagem e recoloque o painel frontal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível