Limpeza de lareira com lenhas químicas

Escrito por robert fergeson | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Limpeza de lareira com lenhas químicas
Chaminés podem provocar incêndios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um incêndio de chaminé causado pelo acúmulo de creosoto é uma ameaça em qualquer casa onde a lareira ou fogão a lenha é usado regularmente. Lenhas tratadas quimicamente projetadas para reduzir o acúmulo de creosoto e perigo de incêndio estão prontamente disponíveis e foram aprovados pelo Chimney Safety Institute of America. Embora esse tipo de lenha não substitua a limpeza e inspeção periódica da chaminé por profissionais, ele pode ajudar a reduzir o risco de incêndios na chaminé, pois altera a composição química do creosoto.

Outras pessoas estão lendo

Incêndios de chaminé e creosoto

A queima de madeira em sua lareira libera substâncias químicas que aderem às laterais relativamente mais frias da chaminé que são carregadas pelo ar quente. Esses resíduos contêm alcatrão e são comumente chamados de creosoto. O acúmulo de creosoto em uma chaminé depende do tipo e das condições da madeira que está sendo queimada e da temperatura do fogo. Se é usada a madeira molhada verde e o fogo é mantido baixo e fumegante, um alto nível de acúmulo de creosoto pode ser esperado. Fogos mais quentes que utilizam madeira envelhecida seca produzem menos creosoto. O creosoto é encontrado em três fases distintas, a primeira e segunda fases sendo as fases gasosas e líquidas e as mais frequentes; enquanto a terceira, o creosoto sólido, embora mais rara, é a mais difícil de remover e mais perigosa.

Troncos químicos

Lenhas de lareira com químicos removedores de creosoto podem ser queimadas em sua lareira para reduzir o risco de um grave incêndio de chaminé. Os troncos contêm substâncias químicas que sobem pela chaminé e aderem aos depósitos de chaminé. Uma vez conectado, eles mudam a composição química do creosoto, fazendo com que ele se transforme em cinza, que em seguida cai pela chaminé. Os fabricantes afirmam essas lenhas podem reduzir o acúmulo de creosoto em uma chaminé em até 60%. Eles também recomendam que você limpe e inspecione sua chaminé pelo menos uma vez por ano por um profissional, independentemente da frequência de uso desse tipo de lenha.

Considerações

Embora as lenhas tratadas quimicamente possam reduzir a quantidade de terceiro estágio de acúmulo de creosoto em uma chaminé transformando-o em cinza, elas não removem a cinza e líquidos de creosoto. Se a cinza que cai estiver bloqueada por algum obstáculo ou obstrução na chaminé, ela terá que ser removida. As chaminés precisam ser inspecionadas para a reparação de obstruções e defeitos estruturais, como rachaduras ou fissuras na chaminé, argamassa frouxa, pássaro e ninhos de animais, folhas e detritos, e mantidas em bom estado de conservação. Para assegurar uma temporada segura de uso de lareira ou fogão a lenha, as lenhas quimicamente tratadas devem ser usadas em conjunto com a limpeza anual e fiscalização por um limpador de chaminés certificado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível