Casa

Limpeza de sofá de couro

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por jesse mourao
Limpeza de sofá de couro

Os móveis de couro mais recentes são fáceis de usar e resistente a manchas.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A maioria dos móveis de couro atuais é feito para suportar o uso diário e o derramamento de substancias estranhas e causadores de manchas. Para isso, os fabricantes utilizam uma camada protetora que impede a penetração de manchas na superfície. A aplicação posterior de um protetor/condicionador de couro à base de água restaura seus móveis dando-lhes a aparência de novos. Para testar produtos de limpeza, manche um couro mais antigo em um local discreto. Alvejantes devem ser evitados, produtos de limpeza de couro alternativos são muito menos propensos a prejudicar sua mobília.

Outras pessoas estão lendo

Evite alvejante

A maioria dos produtos de limpeza contem algum tipo de alvejante. Reconhecer os nomes químicos dos vários alvejantes que estão listados nos rótulos de produtos de limpeza vai ajudá-lo a evitar prejudicar sua cara mobília de couro. Evite a limpeza com produtos que contêm o peróxido de hidrogênio, perborato de sódio ou hipoclorito de sódio. Em muitas localidades é adicionado cloro à água da torneira. Nesse caso, utilize água limpa, pura e destilada; que pode ser encontrada em farmácias de sua cidade, ou em sua própria casa, se for tratada.

Condicionador de couro

A maioria das lojas de móveis fornece informações do fabricante especificando os cuidados necessários para estender a vida útil de um móvel de couro. Cremes condicionadores de couro ou cremes para nutrição de couro caseiros podem manter a superfície do couro. Para fazer um creme de nutrição, misture uma parte de vinagre com duas partes de óleo de linhaça. Agite bem em um recipiente hermeticamente fechado. Aplique o produto com um pano macio, cobrindo toda a superfície. Aguarde dez minutos e lustre o couro com um pano limpo e macio.

Limpeza geral

Um sabão hidratante, como o que você usaria para limpeza de seu rosto, também é adequado para seu móvel de couro. Faça espuma com o sabão em um pano macio e remova a sujeira da superfície. Não encharque o couro. E não é preciso enxaguar. Em vez de disso, lustre a superfície com um pano macio e seco, isso fará com que o sabão hidrate o couro. Faça o polimento do móvel com creme para nutrição ou condicionador de couro.

Tratamento das manchas

Retire as substâncias líquidas aquosas sem esfregá-las. Deixe a superfície secar ao ar livre. Para manchas de manteiga ou gordura, limpe e deixe secar e descansar por 24 horas. Se os traços da mancha permanecerem, use um limpador de sofá de couro seguindo as instruções do produto. Para manchas de tintas, utilize um cotonete embebido em álcool isopropílico ou removedor de esmalte de unha. Você pode aplicar o limpador / condicionador de couro para restaurar a umidade perdida durante o processo de limpeza.

Limpeza de couro claro

Limpe as manchas escuras em móveis de couro claro utilizando uma pasta contendo um pouco de suco de limão e uma porção de creme de tártaro. Esfregue a pasta sobre a mancha e deixe descansar por dez minutos. Depois, aplique outra camada da pasta, passando-a na superfície com um movimento suave, circular. Remova o produto de limpeza com uma esponja ligeiramente umedecida ou uma esponja com sabão hidratante. Em seguida aplique o creme para nutrição ou condicionador de couro.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media