Limpeza em suas maquiagens

Escrito por antonia blyth | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Saiba como conservar sua maquiagem e quando descartá-la

Limpeza em suas maquiagens
É fácil saber quando a sua maquiagem precisa ser descartada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

"Maquiagem velha pode causar vermelhidão, coceira, inchaço e até mesmo uma infecção."

— Dr. Stuart Kaplan, Dermatologista de Beverly Hills

Aquele delineador está em sua penteadeira há dois anos, e você simplesmente não consegue jogá-lo fora. Comprar um novo é tedioso e possivelmente custará caro, e nada além dele lhe dá aquele perfeito olho de gato. Você sabe que isso não está certo, mas você o adora. Além disso, se você gastou uma fortuna em sua base ou sombra, você realmente tem que descartá-la após alguns meses? Sim, maquiagem velha faz mal para você, mas quanto? Como sabemos, usar maquiagem vencida pode ter algumas consequências nojentas e até mesmo perigosas, mas isso não significa que você não possa fazê-la durar um pouco mais.

Para preservar e proteger

Três meses é o tempo médio que o delineador e o rímel devem ser descartados. Eles ficam em contato com a palpebral sensível, que é suscetível a infecção. Os lápis de olho podem durar um pouco mais, diz Michelle Keck, maquiadora na série da ABC “Private Practice”. Mas nenhum deles é a prova de problemas se não forem tomadas precauções .

“No meu trabalho como maquiadora, eu uso um spray de álcool nos lápis de olho, e então os aponto e espirro de novo” afirma Keck, cuidados e precauções sanitárias são necessárias quando se trabalha em um local com tantas pessoas diferentes.

Uma técnica meticulosa de limpeza é uma ótima ideia para qualquer um que use os lápis, seja maquiador ou não. Kecks ainda acrescenta que a consistência do lápis também é importante para saber quando tempo durará.

“Eu já guardei lápis por até um ano”, disse ela, “ Mas depois disso, eles perdem a sua cremosidade e ressecam. Quanto mais cremoso no começo, maior o seu prazo de validade.”. Mas Keck não se arrisca.

“Os rímeis também estragam bem rápido, mas sempre que alguém tem uma irritação no olho de algum tipo, eu recomendaria jogar fora toda a maquiagem de olho.”

Mas como você sabe que estragou? Assim como o leite na geladeira, é necessário passar por um teste de odor.

“Eu não coloco datas na minha maquiagem, eu realmente uso o meu nariz mais do que tudo”, afirma Keck. “E se um produto começa a soltar cheiro ou ressecar, então você sabe que é hora de jogá-lo fora, mesmo que ele não pareça anti-higiênico.”

“Com a base, você notará um cheiro ruim ou ela começa a craquear quando fica velha. Mesmo que você a agite, ela ainda não mistura bem”

Ela recomenda usar a base por 6 meses a 1 ano, dependendo de como você usa e aplica. As bombas de aplicação podem aumentar a vida da base.

Na verdade, além de saber se está ruim, você também deve tentar controlar quando ficará velha. As bombas são um bom truque. E as palhetas são uma boa maneira de manter a vida dos produtos cremosos. Keck usa um blush em creme em sua palheta e para maquiagens como sombras cremosas e delineador líquido, a palheta deixa que você use pincéis limpos.

“Se você tem o delineador em um pote, tire um pouco e coloque na palheta,” aconselha Keck.” Então use um pincel. Nunca mergulhe o pincel que você passou em seu olho direto no pote”

Não use seus dedos. Mesmo com as unhas feitas, eles podem ser sujos. E uma vez expostos a bactérias, o produto começará a estragar mais rapidamente. Você pode usar seus dedos limpos para espalhar o produto em sua pele, o que pode ser bom e econômico.

Quando você usa uma esponja ou pincel, eles sugam o produto, e muito vai para o lixo. Usando os seus dedos, você economiza produto” acrescentou Keck.” Se você for usar uma esponja, você deve usar uma nova a cada vez, e muitas pessoas não o fazem porque pensam que como é seu próprio rosto, não há problema.”

Produtos secos como pó compacto ou blush em pó não devem ser uma preocupação. Você pode usá-los por um ano, diz Keck, especialmente se só você o usa. Sua idade pode não ficar clara, entretanto. A validade deve aparecer somente quando os produtos param de funcionar. Ainda assim, afirma Keck, de todas as maquiagens, os produtos em pó são os que mais duram.

Se você escolher ignorar todos os conselhos em benefício dos seus olhos de gatinho, isso pode ser prejudicial? Na verdade, sim, pode.

“A maquiagem velha pode ser um meio de alimentação para as bactérias,” afirma Dr. Stuart Kaplan, um dermatologista de Beverly Hills

“Isso pode causar vermelhidão, coceira, inchaço e até mesmo uma infecção em sua pele,” diz Kaplan. “Isso é especialmente verdade para as suas pálpebras, que têm uma pele mais fina e sensível,” Alguém discorda?

Muitos produtos alegam ser compostos de produtos naturais e orgânicos, o que pode levar-lhe a pensar que você está mais seguro, por mais tempo. Mas pense novamente.

“A sua pele adora ingredientes naturais, mas as bactérias também” afirma Kaplan.

Se você tiver uma crise, não é necessário entrar em pânico. Pode ser apenas uma alergia. Ou outras vezes, pode ser pior. De qualquer maneira, é difícil saber a diferença.

“Com qualquer reação, é sempre melhor consultar o seu dermatologista,” aconselha Kaplan. “Entretanto, se você vir pus, casquinhas ou fluidos escorrendo, pode significar que você está com uma infecção bacteriana. A vermelhidão e o inchaço podem ser vistos ou como uma reação alérgica ou como o início de uma infecção bacteriana, mas como os tratamentos são diferentes, é melhor você procurar o diagnóstico de um profissional.”

“Se você não tem certeza que o produto é seguro, o médico sugere que você faça um teste em sua pele antes de passar a maquiagem em seu rosto.”

“Cada pessoa tem uma reação diferente à maquiagem”, disse ele. “Se você tem a pele sensível, aplique uma pequena amostra no seu antebraço por alguns dias. Entretanto, lembre-se que em casos particulares de pele sensível, mesmo que seu antebraço não tenha reações, ainda pode causar reação em seu rosto ou sua pálpebra, já que a pele dessas partes é ainda mais sensível”

Sabendo isso, é melhor pecar pelo excesso de cuidado com os produtos para olhos, particularmente. Se você não estiver seguro, jogue fora. Atenha-se à regra de três meses para os delineadores líquidos e rímeis, e esterilize e aponte o seu lápis a cada uso. E lembre-se da principal regra: não compartilhe.

“Você não compartilha a sua escova de dentes,” disse Kaplan. “Então não compartilhe produtos para a pele ou pincéis.”

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível