Língua negra causada pela desnutrição

Escrito por jessica jewell | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Língua negra causada pela desnutrição
A desnutrição é uma das principais causas da transformação de um língua rosa e saudável de um cão em uma língua negra (Image by Flickr.com, courtesy of josh)

Como em seres humanos, uma língua negra em cães pode ser causada por diversos fatores, tais como a desnutrição. A língua negra, ou pelagra, como é conhecida em seres humanos, pode resultar da falta de niacina no corpo, devido à subnutrição. Embora a condição possa parecer grave, a língua negra pode ser tratada com suplementos vitamínicos ou ajustes na nutrição.

Outras pessoas estão lendo

História

A língua negra tem sido estudada há anos por pesquisadores de animais. Um dos primeiros desses estudos foi realizado por CJ Koehn Jr. e CA Elvehjem do Department of Agricultural Chemistry da University of Wisconsin, Madison. Em seu artigo Estudos sobre a vitamina G (B2) e a sua relação com a língua negra canina 1, os autores sugerem que, como acontece com os seres humanos, a doença em cães resulta da falta de niacina na dieta.

Causas

A principal causa da língua negra em cães é a falta de niacina na dieta. Embora isso possa ser resultado de má nutrição, é mais provável que o cão simplesmente não esteja consumindo quantidade suficiente de carne e derivados de carne na sua dieta. As carnes e seus derivados são as principais fontes de niacina.

Sintomas

No artigo Vitaminas solúveis na água — Vitamina C e vitaminas do complexo B em cães, os veterinários Race Foster e Marty Smith escrevem: "a língua negra e a aftosa são os termos utilizados ​​para descrever um cão ou gato que sofre de deficiência de niacina. Um animal de estimação que esteja sofrendo da língua negra perderá peso, deixará de comer, e apresentará uma inflamação avermelhada nas gengivas, lábios e bochechas internas. A diarreia com sangue e morte podem seguir. A deficiência de niacina é geralmente encontrada quando os proprietários formulam suas próprias dietas para seus animais de estimação e não incluem carne como parte da ração. Tenha muito cuidado ao tentar converter um animal de estimação em um vegetariano. Os cães são onívoros, o que significa que eles devem comer carnes e vegetais".

Tratamento

Se o seu cão tem uma língua negra, é melhor consultar seu veterinário para tratar a deficiência de vitamina. O veterinário será capaz de aconselhá-lo melhor sobre uma dieta adequada e equilibrada para seu cão. Caso ele apresente sintomas adicionais, tais como a perda de apetite, febre, fraqueza ou um inchaço da língua, você também deve procurar atenção veterinária imediatamente, pois seu cão pode ter algo mais grave, até mesmo alguma doença com risco de morte.

Doença da língua negra vs. pigmentação normal da pele

É importante notar que as línguas de alguns cães são naturalmente negras ou manchadas. Por exemplo, a raça Chow tem uma língua naturalmente azulada/preta, e muitas outras raças e cães mestiços apresentam línguas de coloração escura. Essas línguas não devem ser confundidas com a doença da língua negra, nem sempre uma língua negra significa que um cão está desnutrido ou tem falta de niacina em seu organismo. Ao contrário, é o pigmento natural da língua do cão e não indica nenhum dano ao cachorro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível