Como usar a linha de comandos do Whois

Escrito por jason isbell | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a linha de comandos do Whois
O banco de dados Whois contém informações sobre os donos de nomes de domínio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O "Whois" é um comando que busca por informações sobre o dono de um nome de domínio particular no banco de dados "who is". A informação fornecida pode incluir o nome, endereço, e-mail e número de telefone do contato. O comando whois também mostra os nomes dos servidores e algumas informações de status. O whois se iniciou com as primeiras redes, foi padronizado com o Arpanet e depois se tornou parte da internet quando ela foi lançada, e pode ser usado em um servidor Linux ou Windows. Também há softwares que podem ser instalados em um computador com Windows para executar o comando em um PC.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Executando whois em Linux

  1. 1

    Faça login no servidor. Se você quiser executar o comando a partir do seu servidor web, deverá primeiro fazer login no shell dele. Nem todos os hosts web permitem este tipo de acesso, então procure o SSH, ou Secure Shell (Shell seguro). Isto abrirá um prompt para digitar seus comandos. Se você tiver Linux no seu computador, poderá abrir o prompt. Cada variante do Linux abre o prompt de comandos de forma diferente. Se você quiser fazer isso no Windows, continue com a seção 2: "Executando whois em Windows".

  2. 2

    Digite "whois -H <nome de domínio>", substituindo <nome de domínio> pelo endereço que você quer consultar. O parâmetro "-H", que deve ser uma letra maiúscula, indica ao comando whois que deve esconder a informação de copyright. Assim, serão mostrados apenas os detalhes importantes do nome de domínio. Você pode omitir o -H para mostrar a consulta completa, incluindo a declaração legal.

    Há outros parâmetros que você pode usar a partir da linha de comando. No entanto, eles não são usados frequentemente. Se você quiser saber quais são os parâmetros disponíveis, digite "whois" ou veja a página listada na seção "Referências".

  3. 3

    Leia os resultados que serão mostrados no prompt de comando. Você encontrará vários contatos, que incluem um contato administrativo, um técnico e às vezes outros nomes. Também verá o endereço IP em que o domínio reside, os nomes de servidor que usam, e o status deles.

    Alguns domínios possuem informações de contato "privadas". Isso significa que o host colocou seus próprios dados (em vez dos do cliente) na seção de informações de contato. Se você quiser contactar o dono real do domínio, precisará passar através do host.

  4. 4

    Use o parâmetro -h para escolher outro host. Se o parâmetro não for usado, os nomes de domínio serão buscados em whois.networksolutions.com, e os endereços IP serão buscados em whois.arin.net. Se você quiser usar hosts diferentes, especifique-os depois do -h, por exemplo: "whois -h whois.nic.mil whitehouse.gov".

    Executando whois em Windows

  1. 1

    Baixe e instale o software whois. O Windows não inclui a ferramenta, mas você pode baixá-la a partir do site Microsoft Technet. Veja a seção "Recursos".

  2. 2

    Abra um prompt de comando. Para fazer isso, clique em "Iniciar", depois em "Executar" e digite "cmd" ou "command".

  3. 3

    Digite "whois <nome de domínio>", substituindo <nome de domínio> pelo endereço que você quer consultar. Este comando whois não suporta os parâmetros disponíveis na versão de Linux.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível