on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar a linha de comandos do Whois

Atualizado em 20 julho, 2017

O "Whois" é um comando que busca por informações sobre o dono de um nome de domínio particular no banco de dados "who is". A informação fornecida pode incluir o nome, endereço, e-mail e número de telefone do contato. O comando whois também mostra os nomes dos servidores e algumas informações de status. O whois se iniciou com as primeiras redes, foi padronizado com o Arpanet e depois se tornou parte da internet quando ela foi lançada, e pode ser usado em um servidor Linux ou Windows. Também há softwares que podem ser instalados em um computador com Windows para executar o comando em um PC.

Instruções

O banco de dados Whois contém informações sobre os donos de nomes de domínio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Executando whois em Linux

  1. Faça login no servidor. Se você quiser executar o comando a partir do seu servidor web, deverá primeiro fazer login no shell dele. Nem todos os hosts web permitem este tipo de acesso, então procure o SSH, ou Secure Shell (Shell seguro). Isto abrirá um prompt para digitar seus comandos. Se você tiver Linux no seu computador, poderá abrir o prompt. Cada variante do Linux abre o prompt de comandos de forma diferente. Se você quiser fazer isso no Windows, continue com a seção 2: "Executando whois em Windows".

    Loading...
  2. Digite "whois -H ", substituindo pelo endereço que você quer consultar. O parâmetro "-H", que deve ser uma letra maiúscula, indica ao comando whois que deve esconder a informação de copyright. Assim, serão mostrados apenas os detalhes importantes do nome de domínio. Você pode omitir o -H para mostrar a consulta completa, incluindo a declaração legal.

    Há outros parâmetros que você pode usar a partir da linha de comando. No entanto, eles não são usados frequentemente. Se você quiser saber quais são os parâmetros disponíveis, digite "whois" ou veja a página listada na seção "Referências".

  3. Leia os resultados que serão mostrados no prompt de comando. Você encontrará vários contatos, que incluem um contato administrativo, um técnico e às vezes outros nomes. Também verá o endereço IP em que o domínio reside, os nomes de servidor que usam, e o status deles.

    Alguns domínios possuem informações de contato "privadas". Isso significa que o host colocou seus próprios dados (em vez dos do cliente) na seção de informações de contato. Se você quiser contactar o dono real do domínio, precisará passar através do host.

  4. Use o parâmetro -h para escolher outro host. Se o parâmetro não for usado, os nomes de domínio serão buscados em whois.networksolutions.com, e os endereços IP serão buscados em whois.arin.net. Se você quiser usar hosts diferentes, especifique-os depois do -h, por exemplo: "whois -h whois.nic.mil whitehouse.gov".

    Executando whois em Windows

  1. Baixe e instale o software whois. O Windows não inclui a ferramenta, mas você pode baixá-la a partir do site Microsoft Technet. Veja a seção "Recursos".

  2. Abra um prompt de comando. Para fazer isso, clique em "Iniciar", depois em "Executar" e digite "cmd" ou "command".

  3. Digite "whois ", substituindo pelo endereço que você quer consultar. Este comando whois não suporta os parâmetros disponíveis na versão de Linux.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...