O que faz com que linhas escuras apareçam na TV LCD?

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz com que linhas escuras apareçam na TV LCD?
Verificar as configurações da sua TV pode eliminar alguns problemas que causam linhas escuras na tela (flashfilm/Lifesize/Getty Images)

Quando você liga sua TV LCD para assistir o seu programa favorito, a última coisa que você quer ver é um problema na tela. Televisores LCD - abreviação do inglês "liquid crystal display" (ou tela de cristal líquido) - são suscetíveis a linhas escuras, ambas de natureza vertical ou horizontal, aparecendo na tela. Essas linhas podem ser causadas por qualquer coisa, desde configurações incorretas até problemas técnicos.

Outras pessoas estão lendo

Formato incorreto

Quando você está assistindo à sua TV LCD, é importante que o aparelho esteja ajustado no mesmo formato da sua fonte de vídeo. Televisores podem transmitir vídeos de diferentes proporções, sendo as mais comuns 4:3 e 16:9. Se o seu televisor e sua fonte de vídeo não estão programados na mesma proporção, essas linhas horizontais escuras podem aparecer no topo da tela. Isso acontece também quando você assiste a filmes, que são normalmente filmados em 16:9, enquanto sua TV é programada na proporção 4:3. Mudar a configuração de proporção para combinar com a configuração da sua fonte de vídeo irá eliminar este problema.

LED's de Iluminação de fundo

Os televisores LCD não têm iluminação própria, ao invés disso eles são transmissíveis, o que significa que precisam de uma fonte de iluminação de terceiros para iluminar a imagem na tela. CCFL (abreviação em inglês para lâmpadas fluorescentes de cátodo frio) e LED's (abreviação em inglês para diodos emissores de luz), são dois tipos principais de luz de fundo para TV's LCD. A tecnologia LED oferece uma imagem mais clara comparada com as TV's que utilizam a tecnologia CCF. No entanto, os LED's estão longe de serem perfeitos. Alguns televisores LCD usam vários LED's para iluminar a tela. Às vezes, as luzes de fundo ficam no centro da tela, enquanto outras vezes, quatro luzes separadas ficam nos quatro quadrantes da tela. Nesse último caso, você conseguirá ver uma leve borda escura entre os quadrantes da tela; isso acontece especialmente se a iluminação de LED está chegando ao fim da sua vida útil e precisa ser trocada por uma nova.

Falha da TAB

A falha da TAB (abreviação em inglês para fita automatizada de ligação), pode acontecer quando sua TV LCD é danificada por uma queda ou outro impacto. A TAB se conecta à placa de driver da televisão - semelhante ao "cérebro" da TV LCD - com camadas invisíveis de eletrodos que enviam correntes elétricas sobre os cristais líquidos, que produzem as cores que você vê na tela. Quando sua TV sofre de uma falha da TAB, a desconexão entre o "cérebro" do televisor e as camadas de eletrodos fazem com que linhas ou colunas inteiras de eletrodos escureçam. Isto resulta em uma linha fina, e completamente negra que atravessa toda a tela - seja da esquerda para a direita ou de cima para baixo.

Falha da placa de controle de temporização

Outra parte importante da sua TV LCD é a placa de controle de temporização, às vezes chamada de placa T-CON. Esta placa é parte da sua tela LCD, e ajuda a digitalizar a informação recebida do processador da televisão em um formato que a tela possa entender a nível de pixel. Quando esse componente falha, as imagens na sua tela podem se tornar distorcidas uma vez que a coordenação e a temporização entre as diferentes partes da tela não estarão funcionando. Isto pode produzir linhas verticais e horizontais na sua tela, embora isto normalmente leve à pixelização. Trocar a placa T-CON - o que normalmente significa trocar toda a tela - é o único modo de reparo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível