Comportamento

Por que as linhas de refrigeração do ar-condicionado congelam

Escrito por dani clark | Traduzido por luciana ferraz
Por que as linhas de refrigeração do ar-condicionado congelam

Linhas de sistemas de ar-condicionado podem congelar, causando perda de resfriamento

Comstock/Comstock/Getty Images

O ar-condicionado é um luxo que muitas pessoas não conseguem viver sem, então questões de congelamento podem ser bastante problemáticas. A maior reclamação em relação a condicionadores de ar é que as linhas de refrigeração se congelam, gerando resfriamento intermitente. Linhas congeladas podem ocorrer em qualquer tipo de sistema de ar-condicionado, como unidade centrais, de janela e até veiculares. Estes congelamentos ocorrem por uma série de razões.

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Fluxo de ar restrito

O problema mais comum com unidades de ar-condicionado central, fluxo de ar restrito, é caracterizado por filtros sujos e/ou dutos muito pequenos. Em ambos os casos, o ar frio é impedido de chegar aos cômodos e forçado a ficar acumulado no condensador. Esta situação costuma causar o congelamento do condensador. Troque o filtro, preferencialmente a cada 30 dias, para manter o fluxo de ar frio pelo condensador. Em caso de tamanhos impróprios de dutos, você pode precisar trocá-los ou adquirir um ar-condicionado menor. Em unidades de janela, tanto os filtros como os condensadores podem ficar sujos, fazendo com que os condensadores se congelem. Os filtros só precisam ser trocados, mas condensadores sujos podem ser limpos utilizando um limpador de condensador de ar-condicionado em espuma.

Carga de gás refrigerante

A carga de gás refrigerante se refere aos níveis de refrigerante em um ar-condicionado. Estes níveis podem ser propriamente balanceados e mantidos. Se a carga de refrigerante estiver muito alta ou muito baixa, o ar-condicionado pode congelar. Você vai precisar de um técnico de ar-condicionado certificado para determinar se os níveis de gás refrigerante estão apropriados. Caso seja necessário recarregar, o técnico vai saber qual tipo de refrigerante é necessário para o sistema de ar-condicionado.

Baixa temperatura externa

A temperatura externa também pode causar o congelamento das linhas de gás refrigerante. Em geral, os condicionadores de ar não funcionam adequadamente quando as temperaturas externas estão abaixo dos 16°. As baixas temperaturas podem sozinhas congelar o condensador se o sistema estiver ativo e criar gelo. Evite usar o ar-condicionado quando a temperatura externa estiver baixa. Se você precisa resfriar uma casa, abra as janelas e deixe entrar ar fresco natural.

Mal funcionamento mecânico

Se as razões mais comuns de congelamento não se aplicarem, há chances de mal funcionamento mecânico. Se um compressor de ar-condicionado estiver funcionando, mas o ventilador interno não estiver operando, então as linhas de refrigeração vão se congelar. Outro problema pode ser a falha do termostato. Neste caso, o condicionador de ar nunca desliga mesmo que a temperatura ajustada no termostato for mais alta que a temperatura no cômodo. Outro problema é o relê do ventilador, que pode não estar recebendo energia ou ativação. Neste caso, o problema pode ser apenas mal contato, ou o relê precisa ser trocado. Outros problemas podem envolver a ventoinha ou o motor do evaporador. Se for a ventoinha, o problema pode ser o tamanho ou a posição se estiver instalada incorretamente. Já no caso do motor do evaporador, se o eixo não estiver girando livremente, pode ser necessário substituí-lo. No entanto, se o eixo estiver bem, o capacitor pode necessitar de troca. Estes mal funcionamento precisam da ajuda de um técnico certificado, já que a unidade pode precisar ser desmontada.

Problemas de congelamento em veículos

Resfriamento intermitente também pode ocorrer em veículos como resultado de linhas de resfriamento congeladas. Se ar e umidade entrarem no sistema, isso cria um ambiente favorável para a formação de gelo e a queda ou parada total do fluxo de refrigerante. Às vezes o gelo pode derreter e passar pela válvula de expansão, mas o problema vai continuar a circular. Se o veículo possuir um tubo de expansão, ele pode ser bloqueado pelo gelo. A melhor solução é bombear o sistema e consertar quaisquer vazamentos.

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