×
Loading ...

Como fazer líquens crescerem em madeira

Os líquens, que são seres vivos compostos pela simbiose de fungos com algas ou bactérias, não requerem muito do solo onde crescem. Algumas variedades crescem em pedras e no concreto, enquanto outras preferem a madeira, especialmente de árvores vivas. Os líquens da madeira são compostos por uma maior variedade de tipos, alguns desenvolvendo estruturas planas e com a aparência de escamas e outros apresentando organismos emplumados, parecidos com plantinhas, que se parecem com musgos. O líquens que se parecem com plumas criam uma visual delicado em árvores e troncos e fazem o jardim parecer envelhecido. Apesar de que esse organismo irá se estabelecer eventualmente, se a poluição no ar for baixa, você pode acelerar esse processo coletando esporos e oferecendo a eles o habitat ideal.

Instruções

Os tipos de líquens em árvores variam em aparência de escamosos até emplumados (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Examines os líquens em outras árvores no seu terreno e, se possível, identifique eles. A identificação ajudará a decidir se o eu tipo de líquen precisa de algum cuidado especial ou um tipo de madeira específico. Isso também irá lhe dizer se um líquen em específico está em extinção, e se estiver, você não deve mexer nele. Diminua as possibilidades comparando primeiro o seu líquen com imagens de líquens comuns na sua região e, caso não encontre uma correspondência, procure por líquens raros ou de outras regiões.

    Loading...
  2. Raspe um pouco do líquen que você deseja cultivar com uma faca afiada. Tome nota da posição dele na árvore original, especialmente a quantidade de luz e sombra a que ele está exposto e o tipo de árvore.

  3. Pique o líquen em pedacinhos pequenos e bote no liquidificador com um copo de iogurte e 500 mL ou 1 L de água. Coloque algumas gotas de fertilizante líquido.

  4. Bata a mistura rapidamente. Ela deve acabar cheia de esporos, enquanto o iogurte e o fertilizante oferecem os nutrientes.

  5. Coloque um tronco em um local que receba mais ou menos a mesma quantidade de sombra que a árvore original. Apoie ele em pilhas de pedras soltas, para que não fique úmido demais. Você também pode usar uma árvore que corresponda as especificações da árvore de onde o líquen veio. Uma madeira ou árvore do mesmo tipo da original aumentam suas chances de sucesso.

  6. Passe a mistura de líquen com um pincel na madeira.

  7. Borrife um pouco de água de chuva uma vez por dia até que o líquen tenha se estabelecido; depois, borrife durante os períodos de seca. Os líquens da madeira precisam de um pouco de umidade para sobreviverem.

Loading...

Aviso

  • Sempre peça permissão antes de remover o líquen da árvore de outra pessoa ou de um local público, como um parque.
  • Pegue somente uma pequena quantidade de líquen de cada vez. Alguns líquens estão em extinção e você pode não obter sucesso na tentativa de propagação. Escolha líquens que estejam crescendo em abundância na sua área.
  • Não use pesticidas ou qualquer produto químico comercial perto ou em seus líquens. Esses organismos são sensíveis a qualquer forma de poluição e o pesticida é tão eficiente em matar os líquens quanto ele é em matar as pestes.

O que você precisa

  • Guia de identificação de líquens
  • Faca
  • Liquidificador
  • Iogurte
  • Fertilizante líquido orgânico
  • Pincel
  • Pedras
  • Borrifador de água

Referências

Loading ...
Loading ...