×
Loading ...

Como o líquido em uma lata de refrigerante pode evaporar mesmo estando fechada

Não é a Coca-Cola que evapora, mas a água dentro dentro dela. A água é uma substância volátil que reage ao meio ambiente, e assume diferentes estados dependendo da temperatura e da pressão do meio exterior.

A água pode assumir os estados sólido, líquido ou gasoso (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Evaporação

Em condições normais, a água evapora lentamente. Em um ambiente fechado, a evaporação ocorre até que o ar do recipiente atinja a saturação. Uma vez que latas de alumínio não são preenchidas até a borda, uma parte da água passará por este processo.

Loading...

Equilíbrio

Como a pressão se acumula durante a saturação, até que o equilíbrio seja alcançado, algumas moléculas de água se condensam voltando à forma líquida. A água evaporará e condensará dessa maneira em qualquer ambiente ou recipiente — é por isso que você vê gotas de orvalho na grama e também esse é o motivo dos biscoitos manterem-se duros quando se coloca um pedaço de pão úmido dentro da lata.

Conclusão: É o ambiente

Embora parte da água na coca-cola possa evaporar para o ar, se a lata estiver completamente vedada o ar não escapará. Os fabricantes agora colocam a data de validade no produto, porque o alumínio das latas é muito fino e sua vedação não durará para sempre. Se for deixado em uma prateleira por muito tempo, o líquido do refrigerante começará a evaporar.

A forma conveniente de abrir latas de alumínio também possui suas desvantagens (cans image by robert lerich from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...