on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A lista das 20 maiores erupções vulcânicas da história

Atualizado em 17 abril, 2017

Um vulcão ativo é uma abertura na crosta terrestre por onde elementos como lava derretida, cinzas e vapor são periodicamente expulsos. Uma das maiores erupções na história recente foi a de 1815, com o vulcão Tambora, na Indonésia. Expelindo 100 km³ de material, o Tambora matou 92.000 pessoas e mudou o clima global. Ele foi avaliado como 7, pelo Índice de Explosividade Vulcânica (IEV, ou VEI, em inglês). Apesar de ter sido um dos maiores eventos vulcânicos durante os últimos 10.000 anos, o Tambora é ofuscado por várias erupções antigas.

A erupção do Monte de Santa Helena, em 1980, foi o mais destrutivo na história dos Estados Unidos (NA/Photos.com/Getty Images)

Erupções antigas

As maiores erupções da história geológica ocorreram nas províncias do Paraná e Etendeka, onde hoje é o Brasil. Entre 128 e 132 milhões de anos, cinco erupções separadas expeliram, cada uma, mais de 5.600 km³ de material, com a maior medindo 8.600 km³. Aproximadamente 28 milhões de anos atrás, a La Garita Caldera irrompeu no atual Colorado com 5.000 km³ de vazão. Três erupções separadas no Paraná tiveram mais de 3.000 km³ de tamanho, ou 300 vezes maior do que a maior erupção vulcânica da história. A maior erupção da Caldeira de Yellowstone ocorreu há 2,5 milhões de anos. Yellowstone sofreu pelo menos 12 supererupções vulcânicas no curso da história geológica. Há 6850 anos atrás, Crater Lake foi formado por uma erupção de 40 km³, na região que hoje é o atual Oregon.

Loading...

Erupções fatais

Tambora foi a erupção vulcânica mais fatal da história e a segunda maior foi a de Krakatoa, também na Indonésia. Em 1883, o Krakatau provocou um tsunami matando cerca de 36.400 pessoas. Em 1902, o Monte Pelée, na Martinica, matou 29.000 pessoas com seus fluxos de cinzas. Mais recentemente, fluxos de lava do Nevada del Ruiz, na Colômbia, matou cerca de 25.000 pessoas em 1985. E o vulcão Unzen, no Japão, matou 14.300 pessoas em 1792. As mortes foram ocasionadas por detritos vulcânicos e um tsunami resultante.

Santorini e Vesúvio

Duas erupções culturalmente notáveis ​​ocorreram em torno da área do Mar Mediterrâneo. No meio do segundo milênio a.C., uma explosão vulcânica destruiu grande parte da ilha de Thera, também conhecida como Santorini. A erupção de Thera pode ter causado a queda da Civilização Minóica, nas proximidades de Creta, e é também a possível fonte de inspiração da lenda da Atlântida. Em 79 d.C., o Monte Vesúvio entrou em erupção, soterrando as cidades de Pompeia e Herculano. Estas permaneceram enterradas até que as escavações começaram durante o século 18. Tais escavações revelaram muitos detalhes bem preservados da vida romana durante o primeiro século.

Erupções recentes

Em 1980, o Monte de Santa Helena entrou em erupção no estado de Washington. Este foi o evento vulcânico mais destrutivo na história dos Estados Unidos. A área sofreu grandes danos materiais e 57 pessoas morreram. Na grande ilha do Havaí, o vulcão Kilauea está em erupção continuamente desde 1983, e está entre as 52 erupções mais recentes desde 1952. Atualmente o Kilauea é um vulcão com erupções não explosivas, embora erupções explosivas tenham ocorrido no passado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...