Mais
×

Lista dos ácidos e bases comuns no uso doméstico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os ácidos e bases estão presentes em diversos itens domésticos, e a escala de pH é utilizada para avaliá-los, indo de zero a 14. As bases são definidas como tendo um valor de pH acima de sete, enquanto que um ácido terá um pH abaixo de sete. A água destilada está no meio da escala de pH, em sete, sendo neutra.

Os ácidos e bases são comuns entre os itens domésticos (Eising/Photodisc/Getty Images)

Vinagre

A Administração de Alimentos e Remédios (FDA) dos Estados Unidos exige que o vinagre doméstico comum contenha pelo menos 4 % de acidez. O vinagre é uma solução de ácido acético em água feito com ervas permitidas, frutas ou produtos de arroz para atingir a fermentação. Os benefícios de ter o vinagre como um ácido doméstico são numerosos, pois ele é utilizado para a limpeza, desinfecção, tratamento de refluxo ácido e para cozinhar.

Vinagre (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma base utilizada principalmente para cozinhar, adicionado a receitas que contenham teores elevados de ácidos, como o ácido cítrico ou leitelho. Esse produto reage e forma o gás dióxido de carbono. As células desse gás se expandem e fazem a massa crescer.

Bicarbonato de sódio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aspirina

A aspirina, ou ácido acetilsalicílico, é um ácido encontrado na maioria das casas. É um medicamento utilizado para o alívio de dores de cabeça e dores musculares. A aspirina é útil para reduzir a febre, inchaço e inflamação nos adultos.

Aspirina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ácido tartárico

O sal monopotássico do ácido dihidroxi-butanodióico, ou ácido tartárico, é um subproduto natural deixado pelo suco da fruta, como o suco de uva ou maçã, e fermenta em vinho. É um ácido que é utilizado como antioxidante e adicionado a outros produtos alimentares para proporcionar um sabor amargo.

Suco de maçã (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article