Saúde

Lista de alimentos que devem ser consumidos pelas mães que estão amamentando

Escrito por karen curinga | Traduzido por pedro santos
Lista de alimentos que devem ser consumidos pelas mães que estão amamentando

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

O leite materno é conhecido há muito tempo como o melhor alimento para os bebês. Mas as mamães que optam por amamentar costumam ter dúvidas quanto aos alimentos que devem ou não ingerir para que a qualidade do leite seja satisfatória. Muitas mães usam a seguinte regra: aquilo que era proibido ou permitido durante a gravidez, também é proibido ou permitido durante o aleitamento. Se por um lado essa é a maneira mais fácil de determinar os alimentos mais seguros para uma mãe que está amamentando, com certeza existem itens que não devem ser consumidos durante a gravidez, mas que podem durante a amamentação. Descubra quais são!

Peixe

Peixe tem muito ômega-3, que é ótimo para as mulheres que estão amamentando. As mães devem continuar a seguir as mesmas regras quanto a comer peixe que seguiam durante a gravidez. Uma vez que o peixe pode conter muito mercúrio, as mães não devem comer mais do que cerca de 340 gramas de atum em lata “light” ou outro peixe cozido. Alguns peixes são próprios para mulheres em fase de aleitamento, incluindo o salmão do oceano, a truta arco-íris e a sardinha em lata.

Frutas

Mães ocupadas às vezes não têm tempo para cozinhar uma refeição ou até mesmo para lembrar de fazer uma refeição. Quando uma mulher que está amamentando está ocupada demais para fazer uma refeição adequada, um lanche leve como uma fruta fresca é recomendável. Frutas contêm vitaminas, fibras, água e, no caso das bananas, calorias suficientes para ajudar uma mãe que amamenta a sobreviver por uma ou duas horas antes de ter de sentar para fazer uma refeição de verdade.

Bebidas e álcool

Existem duas bebidas proibidas quando uma mãe está amamentando: álcool e cafeína. Ambos não devem ser consumidos em excesso enquanto se está amamentando, mas podem ser ingeridos com moderação. De acordo com a Academia de Pediatras, o excesso de cafeína pode fazer com que o bebê fique agitado e hiperativo. O álcool pode ser consumido com moderação. As mães devem esperam pelo menos duas horas depois de beber antes de amamentar, o que diminui o risco de o álcool passar do leite materno para o bebê. A melhor bebida para uma mãe que está amamentando é a água. A água pode colaborar na produção e no fluxo do leite materno. A forma mais fácil de não deixar de beber água é manter uma garrafa sempre à mão enquanto estiver amamentando o bebê.

Comidas apimentadas e que provoquem gases

Quando o assunto são comidas apimentadas ou que causam gases na mãe que está amamentando, a melhor coisa a fazer é tentar provar uma pequena quantidade deles e ver se afetam o estômago ou o comportamento do bebê. Algumas mães poderão perceber que alimentos que causam gases como repolho irão fazer mal ao estômago do bebê e fazer com que a criança fique cheia de gases, enquanto outras mães não notarão efeitos colaterais.

Cuidado

Se alguém na família for alérgico a algum tipo específico de alimento, a mulher que está amamentando deve evitar o consumo da comida em questão.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media