Lista de alimentos que elevam o colesterol

Escrito por august mclaughlin | Traduzido por noeli p. rubio
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Lista de alimentos que elevam o colesterol
Os alimentos que contêm gorduras saturadas, gorduras trans ou colesterol contribuem para aumentar os níveis de colesterol (eggs and sausage image by shadowvincent from Fotolia.com)

O colesterol elevado é o maior fator de risco para sofrer um ataque cardíaco, um acidente cerebrovascular e uma doença cardíaca. Os alimentos que contêm colesterol dietético e aqueles que fazem que seu corpo produza mais LDL, o chamado colesterol "ruim", podem elevar os níveis de colesterol. Para melhorar o bem-estar e a saúde cardiovascular, é recomendado uma dieta rica em nutrientes, equilibrada e limitada em gorduras não saudáveis e colesterol. Para melhores resultados, faça regularmente um exame de colesterol e busque a ajuda de seu médico.

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Gorduras saturadas

O consumo excessivo de gorduras saturadas pode aumentar o colesterol LDL até níveis perigosos. As gorduras saturadas se encontram principalmente em alimentos de origem animal, incluindo carne bovina, cordeiro, vitela, carne de porco, banha, gordura de aves, aves, carnes de órgãos, creme, leite integral a 2%, nata, manteiga, queijos gordurosos e sorvetes. As fontes vegetais de gordura saturada incluem óleo de coco, coco, manteiga de cacau, óleos tropicais e os óleos de palma. A gordura saturada é a principal contribuinte para o colesterol elevado nos Estados Unidos. Para uma ótima saúde, a Associação Americana do Coração recomenda limitar gorduras saturadas a não mais de 7% do seu total de calorias diárias.

Lista de alimentos que elevam o colesterol
As gorduras saturadas se encontram principalmente em alimentos de origem animal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ácidos graxos trans

Ácidos graxos trans, também chamados de gorduras trans, são gorduras produzidas através de um processo no qual o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal para fazer uma gordura mais sólida e durável. As gorduras trans podem causar mais danos do que as gorduras saturadas, pois podem aumentar o LDL e diminuir o HDL, ou colesterol "bom". As fontes mais comuns de gorduras trans vêm da comercialização de fast food, produtos de panificação, lanches, margarina e frituras consumidos em restaurantes. Muitas sopas enlatadas, jantares congelados, biscoitos, batatas fritas, manteiga de amendoim e todos os alimentos que contenham óleos vegetais hidrogenados ou parcialmente hidrogenados possuem gorduras trans também. Para o bem-estar ideal, recomenda-se não mais do que 1% do seu total de calorias diárias provenientes de gorduras trans.

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As comidas de fast food são fontes importantes de gorduras trans (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Colesterol dietético

O colesterol provém de duas formas. Uma é a criada pelo seu corpo, enquanto a outra provém do colesterol de sua deita, formada a partir de certos alimentos. Todas as fontes de gorduras saturadas de origem animal, como a carne vermelha, carne de ave e sua pele, porco, cordeiro, vitela, vísceras, manteiga e produtos lácteo ricos em gorduras, também têm colesterol. Recomenda-se limitar a ingestão de colesterol a não mais de 300 mg por dia, e, se você tem uma doença cardíaca ou colesterol LDL alto -- superior a 99 mg/dl --, limite o consumo de colesterol a menos de 200 mg por dia.

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Todas as fontes de gorduras saturadas de origem animal também tem colesterol (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

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