×
Loading ...

Lista de alimentos fermentados

Atualizado em 21 novembro, 2016

A fermentação é uma forma de preservação e de acréscimo de sabor à comida. É um processo utilizado em todo mundo. Os três tipos principais de micro-organismos responsáveis por esse processo são as bactérias, leveduras e fungos. Normalmente, o resultado final vem de uma combinação desses micro-organismos. A saúde e o gosto do produto depende de quão bem tais criaturas são controladas.

O chocolate é feito do cacau, que é fermentado depois da colheita para melhorar o sabor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Laticínios

O queijo é um alimento fermentado familiar. O sabor vem do coalho, que ajuda a fermentar o alimento, sendo uma cultura viva específica utilizada para dar início à fermentação e o ambiente no entorno. Algumas bactérias comuns encontradas no queijo incluem variadas combinações que envolvem a família Streptococcus e Lactobacillus. Outras culturas vivas, como o fungo, podem se desenvolver durante o processo de envelhecimento, mudando o sabor do queijo. Muitos desses são da família Penicillium.

Outro laticínio feito de ácido láctico é o iogurte. Dois micro-organismos responsáveis pelo processo de fermentação podem ser o Streptococcus thermophilus, Lactobacillus acidophilus ou Lactobacillus Bulgaricus.

Loading...
O queijo é um alimento fermentado (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Vegetais e frutas

O ambiente é uma forma de controlar quais tipos de bactérias estão presentes durante a fermentação. Muitos vegetais ficam em conserva através do uso da bactéria que pode viver em condições salgadas. Assim como os queijos, a bactéria presente produz o ácido láctico. O chucrute feito com repolho e água salgada é um deles. Dependendo do ambiente, o repolho fermentado conterá Leuconostoc mesenteroides e Lactobacillius planterum. Outros vegetais em conserva conhecidos são o pepino e a beterraba. Algumas frutas em conserva incluem chutneys, como o de manga. Existem condimentos, como o ketchup, molho de soja e mostarda, que podem ser feitos de produtos fermentados.

Outro alimento familiar que passa pelo processo de fermentação é o cacau. Ele é fermentado por alguns dias depois da colheita para produzir um melhor sabor. Isso também ajuda a interromper a germinação da semente. Eventualmente, o cacau é seco e moído.

O chucrute é fermentado (Eising/Photodisc/Getty Images)

Pães

O pão é um produto da fermentação por levedura. Ela se alimenta de açúcares. Um dos subprodutos é o dióxido de carbono, que é responsável pelo crescimento da massa, além de proporcionar sabor ao pão. Assim como as bactérias e fungos, a levedura possui vantagens e desvantagens. A maioria das massas de pão contém leveduras da categoria Saccharomyces, como a Saccharomyces cerevisiae. Rosquinhas, pizza e outros similares também contêm levedura. Outro subproduto conhecido da levedura é o álcool.

O pão é feito de levedura fermentada (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...