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Lista de alimentos não processados

As pessoas ao redor do mundo consomem diferentes tipos de alimentos. Em algumas regiões, elas seguem uma dieta rica em carboidratos; em outras, rica em proteínas. Alguns indivíduos mantêm a boa forma física consumindo alimentos com pouca gordura, enquanto outros permanecem perfeitamente saudáveis seguindo uma dieta gordurosa. De acordo com o Dr. Andrew Weil, a maioria dos homens e mulheres deve ingerir entre 2000 a 3000 calorias por dia, mas não está ciente de quais alimentos ingerir. As dietas saudáveis têm algo em comum: elas envolvem consumir alimentos integrais e não processados.

As frutas e vegetais são alimentos não processados (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Vegetais

Embora os supermercados estejam repletos de alimentos enlatados, congelados e com aditivos, há seção repleta de vegetais frescos, não processados e ricos em nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam a combater doenças e mantê-lo saudável. Isso inclui espinafre, milho, leguminosas, brócolis, abóboras, tomates, repolho, verduras, batata-doce, cenoura e pimentas. Muitos produtores comercializam vegetais orgânicos congelados, incluindo milho, leguminosas, ervilha, couve-de-bruxelas, espinafre, cenoura, brócolis e uma combinação deles. Há até mesmo versões enlatadas sem aditivos, mas leia a lista de ingredientes para certificar-se disso. Os vegetais pobres em sódio ainda contêm uma quantidade considerável de sal, mas pode remover o excesso lavando-os sob água fria.

Os vegetais não são processados (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Frutas

Frutas frescas estão disponíveis durante todo o ano, mas algumas são apenas comercializadas em certas estações ou importadas de outras partes do mundo. Banana, laranja, maçã, uva, melão, toranja, manga, damasco, quiuí, abacaxi, mirtilo, morango, amora, framboesa, pêssego, abacate, pera, cereja e romã são fontes de inúmeras vitaminas e nutrientes. As bagas são normalmente congeladas, de forma a estarem disponíveis durante todo o ano, e algumas frutas, como pêssego, pera e abacaxi, são enlatadas em seu próprio suco, sem adição de açúcar. As frutas secas não processadas, incluindo uva-passa, tâmara, ameixa, oxicoco e papaia, estão sempre disponíveis. Verifique o rótulo das embalagens e procure por nomes como dextrose, sacarose, frutose e xarope de milho, que indicam a presença de açúcares.

As frutas não são processadas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Grãos integrais

Muitas pessoas evitam os cereais por acreditarem que não são saudáveis, quando, na verdade, eles perdem valor nutricional apenas quando são processados e refinados. Esses produtos apresentarão nomes como "multigrão" em seus rótulos, mas cereais não processados estão disponíveis integralmente, incluindo o farelo, gérmen e endosperma. Os produtos integrais encontrados nos supermercados incluem cevada, farelo de trigo, centeio, trigo sarraceno, gérmen de trigo, arroz selvagem, painço, arroz integral, aveia e quinoa.

Grãos integrais (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
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