Lista de alimentos refinados

Escrito por kelly sundstrom | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de alimentos refinados
O alto nível de açúcar nesse donut oferece valores nutricionais nulos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Uma dieta rica em alimentos refinados pode levar à subnutrição, fadiga e aumento de peso. Isso acontece porque esses alimentos são processados tantas vezes que acabam desprovidos de vitaminas e minerais. Alimentos refinados costumam ser ricos em gorduras e calorias; tê-los como base da alimentação faz com que a contagem geral de calorias aumente. É importante saber do que os alimentos refinados são compostos a fim de evitá-los.

Outras pessoas estão lendo

Açúcares refinados

Açúcares refinados incluem substâncias doces que foram processadas e moídas ao ponto de as partículas de açúcar ficarem extremamente finais. Esses açúcares entram rapidamente na corrente sanguínea ao serem consumidos. Isso pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam, levando o corpo a sentir-se energizado imediatamente. Infelizmente, a energia advinda de açúcares refinados dura pouco, e os níveis de energia de quem os consome pode cair repentinamente e em pouco tempo. Quando os níveis de energia decrescem com essa rapidez, o corpo passa a pedir por mais açúcares a fim de compensar a perda. Esse ciclo conduz a um consumo excessivo de calorias, que resulta em ganho de peso e obesidade. Dentre os açúcares refinados estão o açúcar branco, o xarope de milho, o mel refinado e o xarope de bordo refinado. Substitua-os por adoçantes integrais como o mel orgânico ou o melaço.

Farinhas refinadas

Farinhas refinadas são tão moídas que perdem praticamente todo o seu valor nutricional. Muitas farinhas refinadas são fortificadas para compensar a perda de vitaminas e minerais. Elas têm uma textura muito fina e entram na corrente sanguínea tão rapidamente quanto os açúcares refinados, causando o mesmo aumento e decréscimo dos níveis de energia. Dentre as farinhas refinadas estão a farinha branca e produtos feitos à base dela, tais como doces, biscoitos (inclusive os de água e sal) e bolos. Escolha farinhas integrais e produtos assados que sejam minimamente refinados em vez daqueles feitos com farinha branca.

Produtos agrícolas refinados

Entre os produtos agrícolas refinados estão vegetais e frutas que foram supercozidos, perdendo a maior parte de suas vitaminas, fibras e minerais, e enlatados em seguida. O uso de vegetais e frutas enlatadas em receitas e refeições não irá nutrir o corpo nem proverá fibras suficientes para que o organismo faça uma digestão apropriada. Comer muitos vegetais e frutas processados e refinados pode levar à subnutrição e à constipação. Opte por frutas e vegetais frescos, que ainda contenham seus níveis nutricionais e fibras, em detrimento de itens refinados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível